A culinária da Sicília


A culinária da Sicília é um mosaico colorido, que mescla cores, aromas e sabores. Uma riqueza gastronômica, fruto da colonização por diferentes povos. Por ser uma ilha, os frutos do mar são destaque ao lado das massas e legumes. Como as terras vulcânicas são fertilíssimas, se produz laranjas e limões saborosíssimos, alcaparras e azeites fabulosos. Famosos também são os pratos à base de sardinhas, pescadas em abundância na extensa costa siciliana, como o sarde al vino bianco (sardinhas ao vinho branco). Ao lado dos peixes e frutos do mar, o siciliano é um mestre no preparo de antepastos que são feitos com uma enorme variedade de legumes, sendo os principais o pimentão, a berinjela, a abobrinha e o tomate. A caponata é a melhor do mundo. As carnes mais comuns são as de porco e coelho. Já entre as sobremesas, o canoli é típico. O prato curioso é o gelato al pane (pão doce recheado com sorvete).

Dicas do que conhecer na Sicília

Vale dos Templos

Conjunto arqueológico situado perto de Agrigento, no sul da Sicília. Agrigento começou a ser construída a partir do ano 580 a. C., no território antes conhecido como Magna Grécia. Todos os templos do vale foram construídos depois dessa data. A ‘zona arqueológica de Agrigento’ foi considerada Património da Humanidade pela Unesco em 1998 e é um dos principais destinos turísticos da ilha.

Scala dei Turchi

A Scala dei Turchi é um dos lugares mais intrigantes da Sicília, uma paisagem única. É uma grande falésia, formada por uma rocha composta de calcário e argila e que parece feita de gesso. Mesmo nos dias mais quentes, a pedra continua fria e dá para caminhar. A água do mar, no entanto, é fria. A Scala dei Turchi fica a 13 quilômetros de Agrigento.

Palermo

Grande e caótica, Palermo deve ser inserida na viagem para a Sicília, afinal, na capital é possível encontrar, além de belos monumentos e palácios, mercados com tudo o que você possa imaginar sobre a cultura local, além de gastronomia para todos os gostos e bolsos. Sobre igreja: não deixe de conhecer a Capela Palatina e seus lindos mosaicos.

Taormina

É o mais famoso centro turístico da Sicília, perfeito para se familiarizar com o povo, a culinária e a cultura siciliana.

Segesta

Aqui encontram-se alguns dos templos helénicos mais importantes do mundo devido ao seu ótimo estado de conservação, além de um teatro com capacidade para três mil pessoas também muito bem conservado.

Catania

É a cidade mais ligada ao Etna e muitas das suas construções foram feitas com a lava negra do vulcão. Possui localização privilegiada para se explorar a região, já que está localizada entre duas cidades bem turísticas, e lindas: Taormina e Siracusa, Para quem se dispõe a procurar, a cidade apresenta atrativos tipicamente sicilianos, como restaurantes especializados em peixes e frutos do mar.

Vulcão Etna

É o mais alto da Europa e um dos mais altos do mundo, mas a sua altura pode variar devido às frequentes erupções – é um dos mais ativos vulcões da Terra e está praticamente em constante erupção. Normalmente, as erupções não oferecem grandes riscos à população, que vive nas localidades próximas.

Leia mais:

- Pantelleria, uma ilha mágica e fascinante

- Sicília, che spettacolo!


  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h