As 15 empresas das regiões da Serra e da Campanha estão realizando visitas técnicas para observar os modelos de produção e impulsionar seus processos, estimulando o desenvolvimento do enoturismo
Uma missão empresarial promovida pelo Sebrae RS com 15 vinícolas das regiões da Serra e da Campanha está em imersão de conhecimento e boas práticas voltadas ao enoturismo em diferentes localidades de Portugal, desde sábado, 5 de maio. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Vinhos do Brasil e da vice-cônsul de Portugal, Adriana de Melo Ribeiro
A técnica do Sebrae RS, Amanda Paim, explica que o objetivo da ação é promover a diversificação dos produtos turísticos por meio da troca de experiências em um dos destinos mais importantes do mundo e o maior no consumo da bebida. “É a primeira vez que levamos empresas de duas regiões em uma mesma oportunidade. Portugal cresceu muito no turismo como um todo, além de ser um grande produtor que concentra características semelhantes às duas regiões gaúchas”, disse. Os empreendedores fazem parte dos projetos coletivos Enoturismo na Serra Gaúcha e Enoturismo na Campanha e Fronteira Gaúcha.
Segundo Amanda, o país europeu recebe 25 milhões de visitantes ao ano, e um dos fatores que impulsionam esse fluxo é o enoturismo. Em se tratando de consumo, os números chegam a 51 litros por pessoa/ano, enquanto que na Espanha, por exemplo, a quantidade atinge 25 litros por pessoa/ano. A programação técnica conta com visitação às vinícolas e associações nas regiões do Porto, Douro, Alentejo, Bairrada e Lisboa. “Além disso, a agenda contempla também todos os aspectos que envolvem o enoturismo, desde o vinho até as questões culturais das localidades, como os museus por exemplo, pois a cultura é o que legitima determinada região e mostra de que forma foi feito uso disso no desenvolvimento de produtos”, antecipa Amanda.
Os projetos coletivos do Sebrae RS trabalham de forma distintas. Na Serra gaúcha, o objetivo é diversificar a oferta, enquanto que, na Campanha, onde o turismo focado no vinho está em fase de crescimento, a principal meta é qualificar a oferta e promover. Ao final do benchmarking em Portugal, que consiste em verificar a evolução de produtos e processos e se beneficiar dessas experiências, promovendo mais qualificação e inovação, eles terão um grande aprendizado das melhores práticas do principal destino de enoturismo”, disse a técnica. Segundo ela, a aproximação entre os dois países resultará em futuras parcerias de trabalho.
Empresas participantes
Agropecuária Zara Mércio – Bagé
Bodega Sossego – Uruguaiana
Casa Di Zorzi Vinícola – Bento Gonçalves
Casa Gazzaro – Flores da Cunha
Cristófoli Indústria Vinícola do Brasil – Bento Gonçalves
Fabiane Veadrigo – Flores da Cunha
Irmãos Chesini LTDA – Farroupilha
José Venturini – Flores da Cunha
Lídio Carraro LTDA – Bento Gonçalves
Malgarim Vinhos – São Borja
Pueblo Pampeiro – Santana do Livramento
Vinhedo Dos Frades – Vila Flores
Vinicola Peruzzo – Bagé
Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira
Vinícola Veadrigo Ltda – Flores da Cunha