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Vinícolas gaúchas buscam conhecimento em Portugal


As 15 empresas das regiões da Serra e da Campanha estão realizando visitas técnicas para observar os modelos de produção e impulsionar seus processos, estimulando o desenvolvimento do enoturismo

Uma missão empresarial promovida pelo Sebrae RS com 15 vinícolas das regiões da Serra e da Campanha está em imersão de conhecimento e boas práticas voltadas ao enoturismo em diferentes localidades de Portugal, desde sábado, 5 de maio. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Vinhos do Brasil e da vice-cônsul de Portugal, Adriana de Melo Ribeiro

A técnica do Sebrae RS, Amanda Paim, explica que o objetivo da ação é promover a diversificação dos produtos turísticos por meio da troca de experiências em um dos destinos mais importantes do mundo e o maior no consumo da bebida. “É a primeira vez que levamos empresas de duas regiões em uma mesma oportunidade. Portugal cresceu muito no turismo como um todo, além de ser um grande produtor que concentra características semelhantes às duas regiões gaúchas”, disse. Os empreendedores fazem parte dos projetos coletivos Enoturismo na Serra Gaúcha e Enoturismo na Campanha e Fronteira Gaúcha.

Segundo Amanda, o país europeu recebe 25 milhões de visitantes ao ano, e um dos fatores que impulsionam esse fluxo é o enoturismo. Em se tratando de consumo, os números chegam a 51 litros por pessoa/ano, enquanto que na Espanha, por exemplo, a quantidade atinge 25 litros por pessoa/ano. A programação técnica conta com visitação às vinícolas e associações nas regiões do Porto, Douro, Alentejo, Bairrada e Lisboa. “Além disso, a agenda contempla também todos os aspectos que envolvem o enoturismo, desde o vinho até as questões culturais das localidades, como os museus por exemplo, pois a cultura é o que legitima determinada região e mostra de que forma foi feito uso disso no desenvolvimento de produtos”, antecipa Amanda.

Os projetos coletivos do Sebrae RS trabalham de forma distintas. Na Serra gaúcha, o objetivo é diversificar a oferta, enquanto que, na Campanha, onde o turismo focado no vinho está em fase de crescimento, a principal meta é qualificar a oferta e promover. Ao final do benchmarking em Portugal, que consiste em verificar a evolução de produtos e processos e se beneficiar dessas experiências, promovendo mais qualificação e inovação, eles terão um grande aprendizado das melhores práticas do principal destino de enoturismo”, disse a técnica. Segundo ela, a aproximação entre os dois países resultará em futuras parcerias de trabalho.

Empresas participantes

Agropecuária Zara Mércio – Bagé

Bodega Sossego – Uruguaiana

Casa Di Zorzi Vinícola – Bento Gonçalves

Casa Gazzaro – Flores da Cunha

Cristófoli Indústria Vinícola do Brasil – Bento Gonçalves

Fabiane Veadrigo – Flores da Cunha

Irmãos Chesini LTDA – Farroupilha

José Venturini – Flores da Cunha

Lídio Carraro LTDA – Bento Gonçalves

Malgarim Vinhos – São Borja

Pueblo Pampeiro – Santana do Livramento

Vinhedo Dos Frades – Vila Flores

Vinicola Peruzzo – Bagé

Vinícola Valmarino – Pinto Bandeira

Vinícola Veadrigo Ltda – Flores da Cunha


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