Aromas da gastronomia turca


País apresenta diversas opções para os amantes de uma boa comida

A Turquia nos dias quentes e ensolarados é um destino ainda mais encantador. As frutas, os legumes, os temperos e todos os ingredientes desta rica culinária podem ser apreciados em uma caminhada pelas ruas ensolaradas do país. A primavera e o verão turco são generosos com os turistas que aproveitam esse período para visitar o destino. Em pequenos negócios ou em barraquinhas de feiras é possível saborear tâmaras, damascos, figos frescos e um delicioso suco de romã. No Bazar das Especiarias, ou Mercado Egípcio, como é conhecido; condimentos, sementes, frutas secas e outros produtos dão cor, sabor e aroma aos visitantes.

Mas, para os turistas que buscam a tradição da culinária turca, há algumas opções que não podem ficar fora do cardápio, independente da estação do ano.

Ayran

Outros pratos comuns na culinária turca são sopas, além do Borek – que é uma massa folhada recheada com carne moída, queijo e/ou legumes – e o Ayran, uma espécie de iogurte muito consumido na composição dos pratos ou puro.

Muito diversa e cheia de influência, a culinária turca combina a gastronomia do mediterrâneo com a árabe, trazendo elementos, temperos e aromas únicos. Um dos pratos típicos mais famosos no restante do mundo é o Kebab, que se você ainda não comeu, certamente já ouviu falar.

Kebab

Kebab significa carne grelhada, e existem diversos tipos de preparo. A carne pode ser de boi, cordeiro ou frango, e é preparada em espetos verticais podendo ser servida em pães ou em pratos compostos de saladas, legumes e até sopas.

O café da manhã turco inclui pães, queijos, Simit – um pão em formato de rosca coberto com gergelim – azeitonas e chá que, inclusive, é a bebida mais popular no país.

Os doces turcos também valem o experimento. Muito coloridos e com a maioria com mel, são uma delícia a parte. Eles normalmente não acompanham chocolate, mas são compostos de frutas secas, pistache e até flores. O manjar turco é uma das sobremesas mais famosas – inclusive, entrou para a literatura e para a cultura pop através das Crônicas de Nárnia – ele é uma espécie de goma que derrete na boca e pode ter vários sabores e cores. O Baklava também é um doce muito popular, que consiste em uma massa filo recheada com nozes trituradas e coberta por mel. Comidas de rua

Do famoso Kebab aos doces, é possível encontrar de tudo nas ruas do país. As castanhas e os milhos na brasa são bem comuns, assim como as pizzas turcas – que tradicionalmente são recheadas com carne moída – e os Simit, já mencionado. Também é difundido nas ruas o Kokoreç, que é um sanduíche feito com carne de intestino de cordeiro. Pode parecer diferente, mas quem provou aprovou.

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

Facebook: Descubra-Turquia Instagram: @DescubraTurquia

Muito diversa e cheia de influência, a culinária turca combina a gastronomia do mediterrâneo com a árabe, trazendo elementos, temperos e aromas únicos. Um dos pratos típicos mais famosos no restante do mundo é o Kebab, que se você ainda não comeu, certamente já ouviu falar. Kebab significa carne grelhada, e existem diversos tipos de preparo. A carne pode ser de boi, cordeiro ou frango, e é preparada em espetos verticais podendo ser servida em pães ou em pratos compostos de saladas, legumes e até sopas.


0 comentário