Nova proposta de enoturismo na Serra Gaúcha


Quando se fala em enoturismo na Serra Gaúcha, é automático nos dirigirmos às já conhecidas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Pinto Bandeira e Flores da Cunha, que compõem o trade turístico nacional quando o tema é vinho. Contudo, é em Caxias do Sul, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, e que assim como as demais também tem paisagens lindíssimas, que está situada uma das mais belas vinícolas da região: a Quinta Don Bonifácio.

Localizada no distrito de Galópolis, interior do município, é a mais nova proposta em enoturismo da região. O projeto existe desde o ano de 2000, quando foram implantados os primeiros vinhedos, contudo o recebimento ao turista iniciou em janeiro deste ano, quando a maior parte das obras do prédio da vinícola foi concluída. A Revista Bon Vivant foi conhecer o novo empreendimento. Nossa reportagem foi recebida pelos proprietários, Marina Libardi e pelo seu irmão, Gonçalo Libardi. Eles nos apresentaram a empresa e nos contaram um pouco mais da história e da proposta.

Ela lembra que a primeira vinificação ocorreu em 2007, em uma vinícola parceira. Em 2011 deram start à realização do sonho da família e iniciaram a construção da vinícola própria. “Ainda precisamos concluir uma sala de degustações e uma sala para eventos, mas já estamos recebendo visitantes em nosso varejo e apresentando o processo produtivo. Até o final do ano esperamos estar com tudo concluído”, destaca a anfitriã, lembrando que a vinificação é feita na própria vinícola desde 2014 e utiliza o processo de gravidade, sem o uso de bombas, visando extrair a melhor qualidade da uva.

Tecnologia, aliada ao modernismo

A Quinta Don Bonifácio é uma vinícola moderna e focada na elaboração de vinhos finos e espumantes que demonstrem o que há de melhor no terroir da região. Hoje, conta com cerca de 50 hectares de vinhedos próprios, em duas áreas: Galópolis e Santa Lúcia do Piaí, que são as partes mais altas de Caxias do Sul. A proprietária destaca que atualmente apenas 1/3 da produção de uvas da vinícola é utilizada para a elaboração de seus vinhos. O restante da uva é comercializado com outras vinícolas.

Marina destaca que no futuro, o plano da empresa absorver toda essa produção, pois a capacidade de estocagem é de 500 mil litros. A produção atual gira em torno de 200 mil litros por ano. Destes, 70% são destinados para a elaboração de espumantes. “Hoje, a nossa maior expressão de vendas é de espumantes, sendo o Brut Rosé o nosso carro chef”, cita Marina.

A vinícola Quinta Don Bonifácio trabalha com duas linhas de produtos. A Linha Quinta Don Bonifácio traz os espumantes elaborados pelo método Charmat, dos tipos Brut Branco e Rosé, Demi sec Rosé, Moscatel e um Ice, para ser servido com gelo. Além de vinhos tranquilos das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e um Corte Blanc (Chardonnay/Viognier). “Esses são vinhos mais jovens, indicados para o dia a dia, que podem acompanhar bem uma refeição, mas também são ótimos para um happy hour. Essa linha deixa transparecer bem a característica do nosso terroir, pois não tem a intervenção do carvalho”, explica Marina.