top of page

Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul


A 8ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul já tem data e local definidos: será em 15 de março, no município de Formigueiro. O evento será na propriedade de Arno Werlang, que produz o azeite "Olivais da Fonte". A expectativa para a colheita de 2019 é muito boa. Segundo dados da SEAPDR e do Ibraoliva, a produção de azeite este ano no Brasil poderá chegar a 160 mil litros, sendo a maior já obtida no país. Em 2018 o número chegou a 150 mil litros de óleo, 42% a mais que em 2017.

Regiões produtoras

O Rio Grande do Sul é hoje o maior produtor do Brasil. Possui 3.464 hectares de plantações de azeitonas. Conforme o Cadastro Olivícola do RS – 2017 –, realizado pela Câmara Setorial das Oliveiras, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, o Estado conta com 145 produtores rurais, em 56 municípios, sendo oito indústrias e 20 marcas de azeite. Em 2018, os produtores gaúchos devem produzir entre 50 e 55 mil litros de azeite, ante 57.873 litros.

A Serra do Sudeste é a região gaúcha que apresenta a maior área plantada, com 1.778 hectares. A produção se estende por outras regiões do Estado, como Campanha/Fronteira Oeste, com 599,7 ha; Depressão Central, com 453 ha; região Metropolitana/Costa Doce, com 422,4 ha; Serra Nordeste, com 146 ha; e Norte/Missões/Planalto, com 65 ha. Os municípios com maior plantio declarado no RS são Canguçu, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Caçapava do Sul e Barra do Ribeiro.

Além do Rio Grande do Sul, o cultivo de oliveira é registrado na região Sudeste, nos estados de Minas Gerais, em algumas regiões serranas de São Paulo e do Rio de Janeiro e no Espírito Santo (um hectare), esse último ainda de forma experimental localizada nos municípios de Santa Tereza e Venda Nova do Imigrante. CREDITO DA FOTO: Fernando Dias/Seapi


0 comentário
bottom of page