Costa Amalfitana, o fascínio pelo cultivo de uvas em terras extremas


Sabe aqueles lugares que você olha e tem certeza de que está vivendo um sonho? A Costa Amalfitana, localizada na região da Campanha, Itália, é realmente o encontro perfeito entre a terra, com montanhas acidentadas que chegam a 550 metros de altura, e o mar calmo verde-esmeralda. As vilas penduradas sobre as encostas emolduram essa paisagem italianíssima. Furore, Positano, Ravello, Praiano, Maiore, Minori e Amalfi são verdadeiros paraísos para curtir uma ‘dolce vita’, apreciando um vinho local, elaborado com uvas colhidas desses paredões íngremes.

Se lendo isso você se questionou: “Como é possível cultivar vinhedos nesses locais extremos?”, Respondo, sim, e é incrível. Sem falar da qualidade e exclusividade desses produtos, tendo em vista que a produção neste terroir é uma gota no mar diante dos milhões de litros elaborados no país que é o maior produtor de vinhos do mundo.

Os vinhos da Costa Amalfitana são conhecidos como heróicos, vindos do suor e do trabalho manual do homem. Vinhedos que só existem porque alguns viticultores cuidam das plantas com paixão e dedicação, e o resultado desse terroir não poderia ser diferente: produtos únicos e carregados de história.

A DOC Costa D’Amalfi foi oficializada em 1995 e faz parte da província de Salerno. Treze municípios podem utilizar a nomenclatura. Entre as variedades brancas cultivadas, destaque para a Ginestra, Pepella, Falanghina e Biancolella. Entre as tintas, Aglianico, Piedirosso e Tintore. Nesse território são elaborados brancos, tintos e rosés.

Marisa Cuomo

Uma das principais e mais conhecidas vinícolas da Costa Amalfitana, Marisa Cuomo tem suas vinhas adaptadas às rochas da pequena e bela Furore e arredores. Fundada em 1980 por Andrea Ferraioli e Marisa Cuomo, a empresa possui 10 hectares espalhados pelo território. Os vinhos, delicados e ao mesmo tempo com personalidade marcante, expressam as belezas de uma terra cativante. Os vinhos Marisa Cuomo são conhecidos internacionalmente e recebem prêmios em importantes concursos e avaliações internacionais.


Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h