top of page

Gosta de branco barricado? Então experimente o Cerro da Cruz Chardonnay da Cooperativa Nova Aliança


O Cerro da Cruz Chardonnay safra 2016, da Cooperativa Nova Aliança, foi um dos vinhos destaque do Guia de Vinhos Brancos – Chardonnay e Sauvingon Blanc – edição abril, organizado pela revista Bon Vivant (link de acesso ao guia https://simplebooklet.com/guiachardonnayesauvignonblanc). Ele conquistou 89 pontos. O Cerro da Cruz Chardonnay é elaborado na unidade da vinícola em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, região que vem se destacando pela qualidade de seus vinhos. Tem passagem por oito meses em barris de carvalho, por isso, é um vinho mais encorpado e gastronômico. Para a elaboração do guia foram analisadas, às cegas, 37 amostras desse estilo de vinhos de diferentes terroirs do Brasil.

Quem quiser adquirir o vinho pode ir até um dos empórios da cooperativa localizados em Caxias do Sul e em Farroupilha, ou na loja em Flores da Cunha. Saiba mais sobre os produtos da linha Cerro da Cruz em http://novaalianca.coop.br/#!/marcas/cerro-da-cruz

Saiba mais sobre a uva Chardonnay

A Chardonnay é uma uva branca capaz de se adaptar a diferentes condições de solo e clima e, por isso, amplamente cultivada e vinificada. Com ela é possível elaborar vinhos desde a expressão máxima da fruta — ou seja, vinhos que não passam por madeira — como aqueles que variam de notas mais suaves até os mais amadeirados — que apresentam características de baunilha e amanteigados. Em territórios onde o clima é mais quente gera uma Chardonnay com notas de pêssego e de melão, enquanto climas mais frios levam as notas de maçã com acidez mais alta.

A Chardonnay é fruto de um cruzamento natural entre a uva Pinot Noir e a casta Gouais Blanc. A uva é reconhecida desde o século XVI, quando era plantada do extremo sul da Borgonha até Champagne. É originária da Borgonha, França, região de onde provém vinhos elegantes e complexos. O famoso Chablis, por exemplo, é um branco fresco e mineral, produzido sem influência de barricas de carvalho. Outros países da Europa também produzem excelentes exemplares de Chardonnay, como na Itália. No Novo Mundo, consagrou-se na Califórnia, Austrália, Chile, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia, entre outros terroirs. No Brasil, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, os produtores têm investido no cultivo da Chardonnay com sucesso, tanto para a produção de vinhos tranquilos quanto de espumantes.

CREDITO DA FOTO: Júlio Soares/Divulgação Ibravin


0 comentário
bottom of page