top of page
andreia

Dois vinhos brasileiros elaborados com a uva Alvarinho que você deve conhecer


Você conhece a uva Alvarinho? Sabia que no Brasil temos vinhos elaborados com essa casta de origem portuguesa? Sim, temos! A Bon Vivant degustou, e aprovou, dois Alvarinhos brasileiros que você deve degustar. Um deles é elaborado pela Vinícola Miolo e outro pela Família Lemos de Almeida. Confira abaixo.

Sobre a casta

Originária da Região do Minho, em Portugal, onde dá origem aos renomados e mundialmente conhecidos Vinhos Verdes, também é amplamente difundida na Espanha (com o nome de Albariño), na região da Galícia. Durante anos esteve praticamente limitada a esses dois países, mas atualmente tem se espalhado por diferentes regiões produtoras, como Estados Unidos, Austrália, Uruguai, Chile e Argentina. Aqui no Brasil ocupa em torno de 4,95 hectares em diversos municípios da Serra Gaúcha. A Alvarinho é famosa por originar vinhos brancos frescos, de acidez elevada e com marcante caráter mineral. No olfato, os vinhos produzidos com essa casta costumam apresentar notas de frutas, como banana, pêssego, limão, maracujá, além de toques florais de violeta e flor de laranjeira, amêndoas e mel.

Quinta do Seival Alvarinho, Miolo Wine Group

Safra: 2017

Variedade: Alvarinho

Vinho elaborado com uvas Alvarinho cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Gaúcha.

Fermentação alcoólica a 15°C em barrica usada de carvalho francês. Amadurecimento do vinho na presença de borras finas por mais 10 meses nas mesmas barricas.

Esse vinho foi elaborado pela Vinícola Seival, localizada em Candiota, na Campanha Gaúcha. A Seival é uma das vinícolas do grupo Miolo.

Onde compra: loja.molo.com.br

Capella dos Campos, Alvarinho, Família Lemos de Almeida

Safra: 2018

Variedade: Alvarinho

Elaborado pela Vinícola Lemos de Almeida, antiga Fazenda Santa Rita. Tanto a vinícola quanto os vinhedos estão localizados na cidade de Muitos Capões, Campos de Cima da Serra, RS

Onde comprar: (054) 9 9707 3460 ou pelo e-mail contato@familialemosdealmeida.com.br


0 comentário
bottom of page