• andreia

Cela da Cave, o passeio cheio de mistérios e delícias na Courmayeur Espumantes e Vinhos


A liberdade (e a falta dela) é o fio condutor do roteiro de enoturismo da Courmayeur Espumantes e Vinhos, localizada em Garibaldi. Um passeio carregado de simbologia que proporciona ao visitante conhecer a história da vinícola familiar fundada em 1976 na localidade de Garibaldina, degustar cinco rótulos elaborados pela empresa e desfrutar da belíssima paisagem que compõe a geografia da região. Com duração de aproximadamente 40 minutos, a experiência, batizada de Cela da Cave, poderá ser vivenciada às sextas, sábados e domingos, às 11h e às 15h, tendo como ponto de saída o Bistrô La Fermata, localizado junto à vinícola.

Logo no início, o turista recebe uma taça e é convidado a se transportar para os primórdios da empresa em uma viagem regada a espumantes e vinhos que representam a essência da vinícola, cujo portfólio conta, atualmente, com 22 produtos, elaborados sob a coordenação da enóloga Mayara Dias. A primeira parada é no ponto mais alto da propriedade, onde um pergolado ambientado com gaiolas remete ao aprisionamento. A jornada segue até o próximo ponto: um exuberante flamboyant sob o qual o visitante degusta mais um produto enquanto aprende sobre a trajetória da vinícola e reflete sobre a temática do roteiro.

Ao longo do caminho, quadros com dizeres de autores célebres contribuem para o envolvimento dos participantes com a atmosfera. “A liberdade é um vinho de excelência. Não faz sentido que não o compartilhes”, afirma o poeta português Joaquim Pessoa, em uma das placas. “Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma”, reforça o autor e estadista alemão Johann Goethe em outro painel.

O ponto alto do passeio fica por conta da visita à adega gradeada localizada na área industrial da vinícola. É nesta cela, abaixo do nível da rua, onde estão “aprisionados” os vinhos históricos da Courmayeur, à espera de serem “libertados” das garrafas. É também na cave escura onde a guia conduz uma reflexão sobre a ausência de liberdade e um brinde com o quarto rótulo do trajeto.

Além da Cela da Cave, os visitantes da Courmayeur Espumantes e Vinhos podem fazer refeições no Bistrô La Fermata, aos sábados e domingos, das 10h30min às 17h, e adquirir produtos na loja, de segunda a domingo, inclusive feriados, das 9h30min às 17h.

Quanto: R$ 35 (inclui taça personalizada e degustação de cinco rótulos). É necessário reserva antecipada. É possível realizar a visita em feriados, com agendamento prévio.

Outras informações e reservas: pelo telefone (54) 3463.8517, pelo e-mail turismo@courmayeur.com.br ou no site www.courmayeur.com.br/contato

Fotos: Cassius Fanti e Andréia Debon


  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h