A deliciosa harmonização entre café e chocolate. Confira algumas dicas


Marília Zanelato

@mariliaszanelato


Café combina com muita coisa, com muitos momentos! Café é sabor, é aconchego, é energético. E o café é o par perfeito para o chocolate. Um nasceu para o outro, tenho certeza.

Hoje vou falar um pouco sobre harmonização de café e chocolate. Mas Marília, não basta fazer o café e comer o meu chocolate preferido? Até basta, meu povo, mas a harmonização nos traz pontos de partida para termos em boca, a combinação perfeita entre um e outro. Sim, na gastronomia contemporânea, a combinação entre comida e bebida com o objetivo de realçar a experiência gustativa não está mais restrita aos vinhos e cervejas.


A parceria entre café e alimentos repete a lógica comum aos vinhos: pode ser feita por semelhança ou por contraste. Para isso, o primeiro passo é garantir um café de altíssima qualidade, conhecer suas características, como corpo, doçura e acidez. Da mesma forma deve acontecer com um chocolate. Opte por chocolates produzidos da forma correta, com cacau de qualidade e sem gordura vegetal hidrogenada (a famosa margarina).


A partir daí, você poderá optar por dois caminhos:

O primeiro é a harmonização por similaridade, aquela que junta dois elementos semelhantes. Ex: Um café doce com alimentos levemente açucarados, por exemplo. Aqui, o objetivo é intensificar a característica de sabor.

Já a combinação por contraste privilegia características opostas, ou seja, que se complementam. Um café de amargor elevado com uma sobremesa bem doce. Neste caso, a ideia é chegar ao equilíbrio no paladar e, muitas vezes, a uma sensação gustativa completamente nova. Essa é a que eu mais amo!


Aqui estão descritas apenas algumas das mais reconhecidas formas de harmonização de bebidas e alimentos. Lembrando que a origem do grão – e respectivas características de terroir, de torra e método de preparo – terá tudo a ver com o resultado final! Daí a importância de conhecer a origem e as qualidades do café que escolhemos consumir.


Para começar suas experiências em casa, vale a máxima de que: EQUILÍBRIO É TUDO!

Não tem como harmonizar, por exemplo, um café de torra escura, com muito amargor com um chocolate 85% cacau. Com certeza, haverá amargor em dose dupla, o que não agrada ao paladar! Logo, no casamento café e chocolate, a harmonização por contraste é a mais indicada.


Faça suas experiências e me conte através do meu insta (endereço acima, junto com a assinatura deste texto).


Bons cafés, boas harmonizações!


Foto: https://www.caffebarberashop.com/

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h