Adega em casa: como conservar o vinho



Flávia R. Busetti - @flaviarbusetti


Algumas pessoas me pedem se é necessário ter uma adega climatizada em casa para conservar os seus vinhos. Para essa pergunta é necessário avaliar inúmeros pontos.

Como é o consumo de garrafas de vinho em sua casa, você as adquire para guardá-las ou para consumo rápido? Entre outras questões segue dicas para quem esta pensando em investir.

Primeiramente, precisamos entender porque uma adega ou um espaço adequado é necessário para a garrafa de vinho. O vinho é um elemento vivo, e pode ocorrer alterações químicas caso ele seja submetido a variações de temperatura, trepidações, e luminosidade constante. Desta forma, o vinho sofrerá alterações, causando sua degradação com o passar do tempo e podendo ficar com gosto e/ou aromas alterados além de “não bebivel”. Para que possamos ter uma bebida íntegra é necessário armazena-lo em local adequado. Aí é que entram as adegas climatizadas ou não.


Caso você esteja começando a consumir vinhos e tenha algumas poucas garrafas para o seu consumo semanal, acredito que algum móvel como um aparador ou as adegas em madeira, normalmente vendidas em módulos, possa acomodar muito bem elas. Assim, as garrafas ficarão em posição horizontal, com pouca luminosidade. Uma dica é deixar as garrafas de vinho branco ou rosé próximas ao chão e as de vinhos tinto mais acima, já que estaremos utilizando o princípio que o ar mais frio fica embaixo e o mais quente em cima do cômodo. Lembre que este móvel não pode pegar sol direto, para que não ocorra variações bruscas na temperatura. Devemos sempre lembrar que as adegas que ficam nos móveis da cozinha, não são as mais indicadas para deixar os seus vinhos. Tendo em vista que temos muita variação de temperatura, além de umidade e luminosidade ao longo do dia.


Caso já venha intensificando o seu consumo e está se interessando mais por garrafas de guarda ou até mesmo edições especiais, indico que adquira uma adega climatizada ou personalize a sua em algum cômodo, com empresas que realizam projetos de adega sob medida. Essas garrafas pedem um controle maior das intempéries do ambiente, para que o líquido não sofra e altere suas percepções olfativas e gustativas ao longo do tempo. Algumas adegas climatizadas possuem dois compartimentos, podendo ser armazenado vinhos brancos e vinhos tintos em temperaturas diferentes.


Outra dica é tentar deixar suas garrafas de champanhe ou espumante de pé, dentro destas adegas, e um pouco antes do consumo resfriá-las e apreciá-las da melhor forma. Ao contrário dos vinhos tranquilos (brancos, tintos, rosés, etc..) não é necessário que o líquido fique em contato com a rolha, isso, até mesmo, pode ocasionar a degradação da perlage com o passar do tempo e ao deixá-las sempre dentro da geladeira poderá ressecar a rolha, além das trepidações constantes alterando a bebida.


Para que possamos adquirir a melhor adega, é necessário percebermos nossa forma de consumo e ir adequando conforme nossa rotina e espaços.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo