Avaliação Nacional de Vinhos 2021: enólogos iniciam degustação de seleção



A partir de amanhã, dia 14, até o dia 17 de setembro, um grupo de 72 enólogos que fazem parte da Associação Brasileira de Enologia iniciam as degustações de seleção dos 16 vinhos que estarão entre os mais representativos da safra 2021. Durante quatro dias os profissionais, divididos em grupos, analisarão as 411 amostras inscritas por 53 vinícolas brasileiras.


“Tivemos amostras que percorreram mais de 3 mil quilômetros até chegar em Bento Gonçalves, num minucioso trabalho de coleta que segue um rígido processo com garrafas sem rótulo, vedadas com rolha no local e embaladas em uma caixa padrão da ABE”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin. Cada amostra tem um código de identificação conforme ficha de inscrição. No momento da degustação de seleção, cada enólogo só recebe um número.


A maior degustação de vinhos de uma safra do mundo segue o formato on-line lançado em 2020, na ‘Safra das Safras’, depois do sucesso obtido com o expressivo alcance, envolvendo apreciadores de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. É o maior evento do vinho brasileiro, responsável por promover a qualidade, evolução e identidade da produção nacional. “O vinho brasileiro vive seu melhor momento, seja de qualidade, seja de reconhecimento. Com a Avaliação Nacional de Vinhos, nós, enólogos do Brasil, queremos chegar na casa de mais brasileiros para mostrar e compartilhar o nosso vinho, hoje respeitado mundialmente”, ressalta Gasperin.


O resultado da degustação de seleção feita pelos 72 enólogos será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro. O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos. Este ano, o formato se repete. Para isso, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.br. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior. Mais de 7 mil pessoas já visualizaram.

0 comentário