top of page

Avaliação Nacional de Vinhos: evento já tem data marcada e acontece somente de forma presencial



O maior evento do vinho brasileiro já tem data marcada: será em 19 de outubro, em Bento Gonçalves, neste ano exclusivamente de forma presencial. E a movimentação das vinícolas brasileiras para participar da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo já começou com as inscrição dos vinhos que participação do evento. O prazo encerra dia 24 de julho e até lá, a expectativa dos organizadores é ultrapassar as 503 amostras registradas em 2023. Em breve a Associação Brasileira de Enologia divulga os valores aos apreciadores de vinhos que desejarem participar do evento.


Da Serra Gaúcha ao Sertão, da Campanha Gaúcha à Chapada Diamantina, do Planalto Catarinense à Serra da Mantiqueira e à Serra dos Pirineus, são tantos os territórios que a cada safra o Brasil Vitivinícola vai cobrindo o mapa do Brasil. Com o surgimento de novas regiões produtoras, a Avaliação Nacional de Vinhos foi se transformando, mudando regras, ampliando possibilidades, para revelar a expressão da produção nacional com as particularidades de cada terroir. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, explica que a Avaliação avança pelo Brasil. “A cada edição mais e mais amostras são inscritas de regiões que há alguns anos nem existiam. É impressionante esta diversidade de terroirs e o que cada um entrega na taça. Temos uma condição totalmente única que se diferencia de qualquer outro país do mundo. E a Avaliação é a vitrine de tudo isso”, destaca.


Para atrair vinícolas tão distintas, a Avaliação foi acompanhando as tendências e mudanças do setor. “Se o setor muda, a Avaliação também muda”, reforça Morari. Um exemplo é a alteração feita no regulamento deste ano. Agora, vinícolas que vinificam até 100.000 quilos de uvas e que têm lote mínimo de 2.000 litros podem inscrever amostras. Já as empresas que processam acima de 100.000 quilos de uvas podem inscrever vinhos com lote mínimo de 3.000 litros.

A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola começa dia 5 de agosto. Após, em setembro, o corpo técnico formado por mais de 90 enólogos degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 19 de outubro. Já no dia 13 de agosto inicia a venda dos 800 ingressos presenciais. através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/.

 

Foto: Jeferson Soldi

0 comentário

Comments


bottom of page