Azeite de oliva brasileiro: safra 2021 chega em maior quantidade e excelente qualidade



Andréia Debon - @andreiadebon


A safra 2021 de azeite brasileiro já está chegando à mesa dos consumidores. E que delícia poder ter acesso a um produto de excelente qualidade elaborado com azeitonas colhidas no nosso país. O principal diferencial do azeite brasileiro é o fato dele ser fresco, ou seja, chega ao consumidor logo após a sua extração. Isso confere ao produto características de frescor e aromas frutados muito interessantes.


No Rio Grande do Sul, um dos oito estados brasileiros que produz azeite de oliva, a expectativa é de uma safra de até 900 toneladas de azeitonas, que podem resultar em cerca de 90 mil litros de azeite extravirgem. Os números positivos se devem ao aumento da área cultivada, novos pomares frutificando pela primeira vez e clima favorável, na maior parte do ano.

O cenário é favorável frente a 2020, quando foram colhidas 525 toneladas de azeitonas, resultando em somente 48 mil litros de azeite, porém, de extrema qualidade. A causa foi o clima, que registrou menos horas de frio que o necessário.


O Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeite do país, com a maioria dos olivais localizados na região da Campanha gaúcha e na Serra do Sudeste. Minas Gerais é o segundo maior produtor do país, com a maior parte da produção nos arredores da Serra da Mantiqueira. No Brasil ainda temos cultivo de azeitonas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.


Baixe o guia Azeite Brasileiro (clique na imagem abaixo) e confira como escolher o melhor produto, receitas e demais dica, além de link para você comprar!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo