top of page

Bodega Czarnobay inaugura loja no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves


A Bodega Czarnobay, uma vinícola boutique localizada em Encruzilhada do Sul (RS) está com um novo empreendimento, agora no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. A loja com vinhos e produtos típicos da Serra do Sudeste Gaúcho, está localizada no km 19 da RS-444, em Bento Gonçalves. O projeto tem à frente os enólogos Antonio Agostinho Czarnobay (à direita) e Mario Lucas Ieggli (foto acima). A ideia é que os visitantes tenham a oportunidade de degustar os produtos que integram o portfólio da casa, além de aventurarem-se nas duas experiências sensoriais oferecidas: harmonização com queijos e macarons, sendo esta última uma combinação inédita na região.


"A abertura desta loja no Vale dos Vinhedos é uma ideia muito antiga. Sempre tivemos a pretensão de estar com nossos produtos no coração da principal região enogastronômica do Brasil", resume Antonio Czarnobay, um dos vinhateiros mais celebrados do país, com mais de 40 anos de trajetória.



A Bodega Czarnobay | Loja e Degustação abre todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados, das 10h às 17h30. O local também conta com petiscos para consumo no local, como tábuas de frios. Mais informações e reservas pelo Instagram @bodegaczarnobay e pelo WhatsApp (54) 99208-0123.

Novo espumante

Além da novidade no segmento de enoturismo, a Bodega Czarnobay lança seu primeiro espumante elaborado pelo método tradicional. Trata-se do Pedregais Espumante Natural Extra Brut, que chega ao público enófilo em lote de 2 mil garrafas. O produto é composto pelas variedades Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, todas cultivadas em parreirais de Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste Gaúcho. Localizada a 160 quilômetros de Porto Alegre, a região apresenta altitude de 400 a 500 metros acima do nível do mar, e solos arenosos, com baixa retenção de umidade. A temperatura anual média é de 17ºC, com dias quentes e secos e noites frias.

O novo espumante passou por 18 meses de contato com as borras e apresenta teor de açúcar de 5 g/l. "Este produto tem aromas complexos, indo do frutado (maçã verde e frutas brancas) ao mais evoluído, com toques de tostado, pão torrado, levedo. Tem muito bom volume de boca, com acidez marcante e boa cremosidade. Bom volume de gás e excelente persistência", descreve Czarnobay.

A vinícola já conta em seu portfólio com o Pedregais Espumante Natural Brut, elaborado pelo método Charmat. Outro destaque é o Monte Castelo Sauvignon Blanc, lançado em agosto de 2021.

Sobre a Bodega Czarnobay

Um dos mais renomados enólogos brasileiros, Antonio Agostinho Czarnobay fez do vinho sua paixão e profissão há mais de 40 anos. Após três décadas de trabalho na indústria vitivinícola brasileira, partiu em busca do sonho de cultivar vinhedos e elaborar vinhos únicos, com produção limitada em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. São cinco hectares de uvas, entre elas Chardonnay, Merlot, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Ancellotta e Viognier.


O ano de 2012 marcou o início da comercialização dos vinhos da Bodega Czarnobay com o lançamento do espumante Pedregais Brut e o vinho Alto das Figueiras Merlot. Na safra seguinte a Touriga Nacional passa a integrar a linha Alto das Figueiras. Depois de alguns anos foi lançado o AAC Corte N°1, cujas iniciais fazem referência ao fundador, um assemblage de variedades de uvas e safras. Mais recentemente, o Monte Castelo Viognier Chardonnay tornou-se o primeiro vinho branco da vinícola. Atualmente, a produção é de 15 mil garrafas por safra.

CRÉDITOS: Maria Alberici e

Helio Werneck e Caroline Restelli / Ensaio Favorito / Divulgação


0 comentário

Comments


bottom of page