Andreia Debon, especial da Itália
A história do vinho italiano está, em grande parte, ligada a famílias que investiram em seus territórios, construíram suas vinícolas e se tornaram referência mundo a fora divulgando seus projetos e vinhos que melhor se adaptaram aos seus territórios, dando ênfase, principalmente, para as castas autóctones.
No Vêneto, por exemplo, a história da família Tessari está intimamente ligada a uma região chamada Soave, distante cerca de 30 quilômetros de Verona. Esse terroir, cuja principal característica é o solo de origem vulcânica, propicia vinhos brancos de excelente qualidade, os quais se destacam pela mineralidade, estrutura e longevidade. Nesta região, desde o início dos anos 1900, a família investe somente em duas variedades: Garganega e a Trebbiano di Soave. Isso porque foram as duas que tiveram a melhor interação entre a origem vulcânica dos solos e as características ambientais e paisagísticas do território.
A uva Garganega é a Rainha no território de Soave. É a variedade branca mais importante das províncias de Verona e Vicenza
Novos rumos
Em 1982 Giovanni Tessari e a esposa Rosetta decidem que seria o momento de fundar a própria vinícola – antes as uvas ram vendidas para a cooperativa da cidade. Foi então que iniciou a história da Cantina Suavia. O nome foi dado justamente para homenagear Soave, já que era o antigo nome da localidade. Passadas algumas dezenas de anos desde o plantio das primeiras vinhas, os Tessari continuam focados no cultivo dessas duas variedades de uvas e elaborando somente vinhos brancos, uma prova de fidelidade não só ao território que lhes proporciona vinhos premiados mundialmente, mas ao consumidor que se acostumou a degustar o que de melhor as uvas Garganega e Trebianno di Soave podem lhe oferecer: um vinho Soave autêntico, inimitável.
Meri, Alessandra e Valentina: três irmã e um grande amor em comum: o território de Soave e
a vinícola da família
Um projeto para valorizar o terroir e a uva Garganega
Hoje são as três filhas de Giovanni e Rosetta que estão à frente do projeto. Meri, Alessandra e Valentina, quarta geração da família, seguem firme no propósito de obter deste solo vulcânico tão rico alguns dos melhores exemplares de vinhos brancos da Itália, aqueles que melhor representam o seu território. Diante disso, as três irmãs apresentaram, recentemente, um projeto chamado ‘I Luoghi di Suavia’ (em português, Os Lugares de Suavia).
Os três vinhos são vendidos em um kit. Assim, o consumidor pode degustar e perceber as diferenças entre os vinhos, mesmo sendo elaborados com a mesma uva e da mesma safra
Durante cinco anos, elas, juntamente com o especialista em solos e professor, Giuseppe Benciolini, estudaram os diferentes tipos de solo de um micro zona de Soave, chamada Soava Clássico e no qual a família possui vinhedos. Separaram três pequenas e diferentes parcelas de Garganega, as quais denominaram Castellaro, Fittà e Tremenalto. As uvas foram vinificadas separadamente, mas de forma idêntica. O resultado? Três vinhos completamente diferentes tanto na parte aromática quanto gustativa, uma prova da diversidade e riqueza deste solo. Deste projeto foram elaboradas somente duas mil garrafas, as quais são vendidas em um kit com os três vinhos.
Professor e especialista em solos, Giuseppe Benciolini, no vinhedo da família em Soave.
Depois de tantos anos e quatro gerações, a família Tessari prova, mais uma vez, a importância de valorizar o território e o que o solo pode oferecer de melhor. E colhe os frutos deste trabalho feito com tanto amor recebendo premiações nacionais e internacionais conferidas por revistas, guias e especialistas em vinhos de todo o mundo.
Atualmente a empresa elabora cerca de 200 mil garrafas por ano somente de vinhos brancos, a maior parte delas é exportada, principalmente aos Estados Unidos e Norte da Europa. No Brasil os vinhos da Cantina Suavia ainda não estão presentes e a vinícolas busca um importador.
Sobre o vinho Soave
Soave é considerado um dos grandes vinhos brancos da Itália. É elaborado principalmente com a uva Garganega, e em menor escala com a uva branca Trebbiano di Soave, no entorno da vila medieval de mesmo nome, Soave, localizada no Vêneto.
Fotos: Andreia Debon e Cantina Suavia
Comments