Colheita da azeitona: Casa Gabriel Rodrigues abre sua fazenda para uma experiência em meio aos olivais
- Andréia Debon
- 15 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Andar em meio a olivais, colher azeitonas, assistir a transformação delas em azeite, provar o produto final no auge do seu frescor e ainda se deliciar com um almoço em meio a natureza. Até bem pouco tempo, essas experiências de olivoturismo só eram possíveis viajando para a Europa. Mas agora é possível viver aqui no Brasil. Algumas fazendas no Rio Grande do Sul aproveitam a época de colheita da azeitona, que casa com o fim da safra da uva, período que movimenta milhares de visitantes, para abrir seus olivais ao turismo de experiência. Uma oportunidade única para conhecer como é elaborado o azeite, este ingrediente que não é apenas condimento, mas um alimento muito saudável.

Uma das fazendas gaúchas que está com uma programação especial é a Passo do Jacaré, responsável pela elaboração dos azeites Casa Gabriel Rodrigues. Por lá as atividades acontecem de 11 a 15 de março (de segunda a sexta-feira), das 10h às 16h. Os visitantes terão a oportunidade de viver um dia em meio aos olivais, participando da colheita, conhecendo o processo de elaboração do azeite no lagar e, ao final, apreciando o azeite em um almoço em meio a natureza.
Os ingressos custam 250 reais para adultos e 125 reais para crianças a partir de 10 anos. Para reservas e informações entre em contato pelo WhatsApp 51 99949-1130. A Fazenda Passo do Jacaré está localizada há pouco mais de 300 quilômetros de Porto Alegre.
Saiba mais sobre a Casa Gabriel Rodrigues
A Fazenda Passo do Jacaré, propriedade rural situada em São Gabriel, RS, é da família Rodrigues da Cunha desde o final do século 18. Há mais de 40 anos, a fazenda prospera na produção de sola, arroz, extração de madeira e na ovinocultura. O local também é destinado ao cultivo de oliveiras, dando vazão a mais uma paixão da família: o azeite extravirgem. O nome Casa Gabriel Rodrigues remete ao bisavô de Marco, que se chamava Gabriel José Rodrigues, neto de imigrantes portugueses açorianos e primeiro proprietário da fazenda. Atualmente, os azeites da marca tem recebido destaque nacional e internacional pela sua qualidade. Saiba mais em @casagabrielrodriges
Fotos: Casa Gabriel Rodrigues/Divulgação
Comments