Como armazenar meu café?



Marília Zanelato

@mariliaszanelato


No texto desta semana vamos entender como devemos guardar o café, já que é um produto sensível e precisa de alguns cuidados básicos para manter vivas suas melhores características.

Há tempos acreditava-se que guardar café na geladeira era uma grande ideia, pois é um ambiente livre de oxigênio. Pela lógica, faz sentido. Mas a verdade não é essa. Além de termos outros alimentos, como a cebola, por exemplo, que vai soltando gases e consequentemente libera aromas. O café por sua vez irá absorver esses aromas. Ninguém merece um café com gosto de cebola né? Outro problema de guardar café na geladeira é o choque térmico que ele vai ter sempre que sair e entrar, esse processo todo irá se transformar em umidade então é praticamente impossível conservar o café na geladeira. Vai ficar com gosto e vai fermentar.


Além da geladeira, outra coisa que você já pode se despedir é daquele pote da marca famosa que tá escrito café na frente. Pois é, aquele pote também não é o ideal para armazenar seu café sagrado. Dentro do pote sempre vai ter oxigênio, então vai oxidar de forma precoce.

Atualmente já temos embalagens pensadas para isso. Não tem lugar melhor para guardar. As embalagens de café especial, em sua grande maioria, são laminadas para manter a temperatura e evitar que passe luz pela embalagem. Possuem válvula que permite que o oxigênio saia da embalagem, garantindo assim maior durabilidade do seu café e também apresentam fechamento por ziplock ou lacre. Os maiores vilões do café são luz, oxigênio, umidade e temperatura. Tenha um cantinho do café, armazene-os em temperatura ambiente, longe da luz e da umidade. Com essas dicas, o café vai ficar gostoso por muito mais tempo. Claro que, se o café não for bom, não tem o que fazer.


O ideal é você comprar café em quantidades adequadas ao seu perfil de consumo. Por exemplo, se você tem o costume de beber café 2x ao dia, é legal comprar 500g, assim você vai ter café para mais ou menos 15 dias, sem perder qualidade. Consuma local, consuma consciente!


0 comentário