Como fazer café Aeropress



Marília Zanelato

@mariliaszanelato


Hoje o assunto é Aeropress. Depois da clássica Moka, resolvi apresentar esse método moderno, prático e muito versátil. Criada em 2005 pelo Engenheiro Alan Adler, um americano inventor de brinquedos, a AeroPress é uma maneira rápida e conveniente de fazer café. O conceito é muito semelhante ao da prensa francesa, que já falamos por aqui. Ao invés de um pistão, na AeroPress é o ar que faz a pressão na base do cilindro. Os segredos de um café perfeito nesse método são: prestar atenção no tempo de contato da água com o café, usar a temperatura correta da água e é claro utilizar café especial.


A AeroPress aceita diferentes moagens e entrega uma bebida encorpada em função do uso de pressão, limpa por usar um filtro de papel e equilibrada.

Parece uma grande seringa, por ter um formato de cilindro e duas peças que se encaixam, formando um vácuo. A extração do AeroPress acontece mesclando três técnicas: infusão, já que o café fica em contato com a água por vários minutos, antes da filtragem; pela pressão do ar quando o pistão é abaixado, lembrando a extração do espresso; e depois, a filtragem pelo filtro de papel, como um coado.


A variedade de possíveis receitas e técnica de preparo do AeroPress é muito grande. Por conta disso, o resultado pode ser desde uma xícara intensa, lembrando um espresso, quanto uma bebida suave, com acidez acentuada, como um café coado.

É um método recomendado para quem já se aventurou em diferentes preparos de café, pois requer certa prática.

Pra você que já é amante de um belo café e já conhece outros métodos, fica aqui uma receita de como fazer um cold brew na sua AeroPress. Perfeito para usar em drinks.


Fontes:

https://cafeoteca.com.br/

https://www.urbecafe.com.br/pages/metodo-aeropress

https://aeropress.com/



MATERIAL

Café em grão

Balança

Cronômetro

Moedor

Chaleira