Conheça dois vinhos Alvarinho brasileiros e uma receita para harmonizar



Andreia Debon - @andreiadebon


A Alvarinho é famosa por originar vinhos brancos frescos, de acidez elevada e com marcante caráter mineral. No olfato, os vinhos produzidos com essa casta costumam apresentar notas de frutas, como banana, pêssego, limão, maracujá, além de toques florais de violeta e flor de laranjeira, amêndoas e mel.


A uva Alvarinho é originária da Região do Minho, em Portugal, onde dá origem aos renomados e mundialmente conhecidos Vinhos Verdes. Também é amplamente difundida na Espanha (com o nome de Albariño), na região da Galícia. Durante anos esteve praticamente limitada a esses dois países, mas atualmente tem se espalhado por diferentes regiões produtoras, como Estados Unidos, Austrália, Uruguai, Chile e Argentina. No Brasil ocupa em torno de 4,95 hectares em diversos municípios da Serra e Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.


Confira duas dicas de Alvarinho brasileiros e uma receita para harmonizar. Mais dicas de vinhos brancos você pode conferir no guia

https://simplebooklet.com/vinhosbrancos2020


92 pontos

Contos Galegos

Variedade: Alvarinho

Safra: 2020

Elaborado por Audace Wine indústria e Comércio de Vinhos, localizada no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves

Preço: R$ 101,30

Onde comprar: https://audacewine.com/audace-wine/vinho-contos-galegos-alvarinho/


90 pontos

Capella dos Campos

Variedade: Alvarinho

Safra: 2020

Elaborado por Vinícola Família Lemos de Almeida, localizada nos campos de Cima da Serra, Muitos Capões – RS

Preço: R$ 52

Onde comprar: https://www.vinhosevinhos.com/capella-dos-campos-alvarinho.html


Harmonização

Os vinhos de Alvarinho são leves, frutados, minerais e com boa acidez. E por ter essas características sua harmonização é compatível com uma gama grande de receitas. O Alvarinho combina perfeitamente com comidas do mar: peixes gordos, bacalhau assado ou grelhado, sardinha, frutos do mar com sabor forte, ostras e pratos da culinária japonesa. Também vai bem com carne de porco e aves, desde grelhadas até como recheio de arroz ou risoto.


Bacalhau ao murro

Ingredientes 600 g de lombo de bacalhau dessalgado 2 cebolas, 1 cortada em 4 e outra fatiada

500 ml de azeite de oliva 4 batatas de médias para pequenas brócolis a gosto 5 dentes de alho


Modo de preparo Cozinhe as batatas cobertas com água em uma panela até que fiquem macias. Amasse com as mãos e tempere com azeite e sal grosso a gosto. Em um recipiente próprio para forno (uma assadeira de barro por exemplo) forrado com a cebola fatiada, coloque o bacalhau e a cebola, cortada em quartos e as batatas. Cubra os ingredientes com azeite e leve ao forno a 110 ºC por 20 minutos até que dourem. Os brócolis também deverão ser cozidos em água até que fiquem macios. Tempere com sal e azeite a gosto. Leve os dentes de alho cortados para cozinhar em uma panela com azeite. Mexa em fogo baixo até que o alho fique dourado e um pouco crocante. Quando assado, despeje o alho cozido por cima do bacalhau. Reservando um pouco para os brócolis.

Sirva tudo muito quente.


Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h