Conheça três acessórios que ajudam a conservar o vinho depois de aberto



Flávia R. Busetti

@flaviarbusetti


Uma das dúvidas mais frequentes dos apreciadores de vinhos é sobre o quanto tempo depois de aberto um vinho continua bom para beber. Bom, tudo isso depende, é claro, da forma como ele será conservado.

A sobra na garrafa, normalmente não usual para alguns apreciadores, é super comum para a grande maioria dos mais ou menos 30 milhões de brasileiros, segundo o Ibravin, que consomem o vinho diariamente ou eventualmente. Mas, e como proceder? Como fazer com que meu vinho mantenha a qualidade do primeiro dia que abri a garrafa? Aqui vou dar a dica de três acessórios, desde o mais comum até o item de desejo por muitos!

O primeiro de todos, e acredito que seja indispensável na vida de qualquer bebedor, é a bombinha para vinho! O acessório pode ser adquirido por um valor acessível em sites e lojas de acessórios para vinhos. Mas, como utilizá-la? Basta abrir a sua garrafa normalmente, servir a quantidade desejada e após colocar a rolha que vem junto com o kit no gargalo da garrafa. Posicionando a bombinha sobre a rolha, comece a fazer o movimento de vai e vem com a bombinha, até que o movimento fique mais difícil, retire a bombinha, e guarde o seu vinho na geladeira, de preferência, para que não sofra com as variações de temperatura, até degustá-lo novamente.

É importante ressaltar que a bombinha vai perdendo a eficácia ao longo do tempo. Caso queira deixar o vinho por mais de 03 dias nessa vedação, o que não recomendo, já que pode ter ocorrido oxidação neste meio tempo, é só acionar a bombinha novamente. A bombinha é muito eficiente por até cinco dias.



Para aqueles que têm o hábito rotineiro de deixar vinho na garrafa, e possuem vinhos com um custo mais elevado, indico o Spray de Argônio, ou WineSave®. O Argônio é um componente químico insolúvel e inerte, sendo assim não interage com nenhum componente do vinho não alterando seus aromas ou gosto. Mas como ele funciona? Ele vem em uma lata de spray, com um cano de silicone. Após abrir o seu vinho e degustar a vontade, irá colocar a mangueira dentro do gargalo e soltar uma “borrifada” de argônio dentro do vinho e tampa-lo com a rolha dele mesmo. O componente se estabiliza sobre a bebida, não deixando o oxigênio presente na garrafa interaja com o vinho, oxidando-o. Assim o vinho está a salvo! O WineSave é indicado pelo mais criteriosos juízes e degustadores de vinho, como Robert Parker e Jancis Robison, e seu valor é acessível para a quantidade de vezes que você poderá utilizá-lo! Pode adquiri-lo no site da wineSave ou na internet em alguns e-commerces de acessórios de vinho!



O último, e não menos importante, um objeto de desejo para os amantes do vinho, é o Coravin, inventado por Greg Lambretch, um pesquisador de equipamentos médicos lançou o primeiro modelo em 2013, e já estamos na 11° geração deste acessório! O Coravin tem a mesma técnica do Argônio, citado anteriormente, porém, você não precisa abrir o vinho para degusta-lo, isso mesmo! Mas como isso é possível? Simples, o Argônio é inserido para dentro da garrafa, por uma agulha muito fina, que logo após o serviço pode ser removida, e a rolha será rapidamente compactada, podendo demorar em torno de 01 minuto nos vinhos que estão frescos ou gelados. Um avanço sem igual, para amantes de vinhos mais caros, pois você pode beber a garrafa por 06 meses ou até mais tempo, sem ocorrer a degradação do vinho.

Muitos bares de vinho do mundo inteiro possuem a sua carta de vinhos Coravin, assim permitindo ter diversos vinhos “abertos” à disposição do cliente, inclusive das garrafas mais caras da carta! Ele parece ser um equipamento de difícil manuseio, porém é fácil de utilizá-lo, veja como:










Crédito da foto de abre deste texto: @coravin

Demais fotos: Divulgação

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h