Da amizade entre uma rainha e uma princesa nasce um vinho



Andréia Debon - andreia@bonvivant.com.br

@andreiadebon


Quem não é da Serra Gaúcha, mas já teve a oportunidade de visitar as festas típicas organizadas em algumas cidades da região, as quais são organizadas com o objetivo de enaltecer a cultura da uva e do vinho, e principalmente a sua importância econômica, com certeza já se deparou com uma rainha duas princesas circulando entre os visitantes.

Para algumas pessoas pode até ser curioso, mas para os moradores dessas comunidades faz parte da cultura. As moças são eleitas em um concurso/desfile, e o item principal a ser analisado é o seu conhecimento em torno destes segmentos e o seu envolvimento com a comunidade.

A cidade divide-se em apostas de candidatas preferidas e a população acompanha o dia a dia das jovens que almejam as coroas. Isso porque as soberanas acabam se tornando embaixadoras do município e têm o papel de mostrar a força e o potencial da mulher.

Há pelo menos três grandes festas para enaltecer a uva e o vinho na Serra Gaúcha: Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul; Festa Nacional da Vindima, em Flores da Cunha; Fenachamp, em Garibaldi; e Fenavinho, em Bento Gonçalves.

Muitas das moças que se envolvem com esses eventos como soberanas acabam se inserindo no mundo da uva e do vinho, vindo a se tornar agrônomas, enólogas, enófilas. Enfim, voltam sua vida profissional para esses segmentos.


Janaína Massarotto, rainha da Fenavindima, de Flores da Cunha, em 2015.



Princesa da Fenavindima em 2020, Júlia Dondé.


Fiz todo esse preâmbulo para apresentar o projeto de duas soberanas da Festa Nacional da Vindima, uma rainha e uma princesa. Da amizade entre a rainha da festa de 2015, Janaína Massarotto, e princesa do evento de 2020, Júlia Dondé, nasceu um vinho, denominado ‘Vinho Soberano’. O vinho Soberano é um corte entre as uvas Merlot, dos Campos de Cima da Serra e Cabernet Franc, da Serra do Sudeste, com passagem de 8 meses em barricas de carvalho francês.

Janaína é a primeira enóloga brasileira a capitanear uma vinícola e lançar uma linha autoral de vinhos. Ela atua na vinícola da família, a Marzarotto Vinhos e Espumantes. Júlia, enófila, trabalha como gerente comercial em uma loja online exclusiva de vinhos nacionais.

ONDE COMPRAR

Se você ficou interessado em experimentar o Vinho Soberano ele está à venda no link https://www.vinhosevinhos.com/soberano-cabernet-franc-merlot.html. Aplique o cupom BONVIVANT e ganhe 5% de desconto.



Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h