top of page

Drinks de verão com café? Isso mesmo!



Marília Zanelato

@mariliaszanelato


É isso mesmo pessoal, o verão tá chegando com tudo. E para você passar por ele de um jeito refrescante e saboroso, hoje vou falar de drinks com café.

Café é bom a toda hora certo? Bom, eu penso que sim, e para tornar essa experiência ainda mais prazerosa no verão vou ensinar um iced coffee, um cold brew e um café com gin e tônica.


Iced Coffee

Primeiro, vamos diferenciar o iced coffee do cold brew. A diferença é muito simples. O Cold Brew nunca é aquecido, é preparado desde o início em água gelada. Já o Iced Coffee, é um café “normal”, feito com água quente e depois resfriado.

Vamos começar pelo preparo do seu iced coffee:

Escolha seu método coado favorito, coloque gelo e algumas fatias de laranja ou limão siciliano no recipiente que irá receber o café. Sugiro 100 gramas de gelo para cada 200 ml de café.


Receita para 200ml

Aqueça a água

Escalde o filtro

Pese 16g de café especial – prefira moagem média-grossa

Faça uma pré-infusão de 30ml, aguarde 30 segundos e comece sua extração. Divida o volume total da extração em 3 ataques (isso lhe trará um café mais equilibrado e bem doce).

Ao término da extração misture bem. Sirva com gelo e fatias de laranja ou limão. Dica: com tônica também fica uma delícia.

Cold Brew

Receita sensacional de cold brew na prensa francesa. Para preparar o seu cold brew na você vai precisar de:

16 gramas de café especial em grãos (preferencialmente de torra fresca)

200 ml de água

Lembrando que as quantidades variam de acordo com a capacidade da sua prensa francesa. Se ela for maior ótimo! É só aumentar a quantidade de água e de grão nessa mesma proporção.

Use a moagem grossa, em que você ainda vê os pedacinhos do grão, semelhantes a flocos de aveia ou sal grosso. Feito isso é só adicionar o café moído na prensa, colocar a água em temperatura ambiente, misturar só um pouquinho delicadamente e fechar a prensa francesa sem abaixar o êmbolo, assim, o pó e a água ficam em contato direto.

Agora é a hora mais chata. Essa mistura deve descansar de 12 a 18 horas. Depois desse tempo baixe o êmbolo para separar o cold brew do pó residual e prontinho! Você também pode filtrar a bebida num filtro de papel, assim você terá uma bebida mais limpa.

Você pode servir na hora com gelo, tônica, gin... Ou armazenar em um recipiente de vidro bem fechado em sua geladeira. O resultado é uma bebida sem acidez, com baixo amargor e com uma leve doçura natural.


Agora é com você! Faz teu cold brew e depois me conta o que achou!

Mas antes de me despedir, fica uma dica de drink com café e gin:

Café e gin

Volume total da bebida: 220ml

Coloque bastante gelo no copo em seguida adicione 50ml de seu gin favorito, 110 ml de tônica, 60 ml de cold brew ou iced coffee, duas fatias de laranja!

Bons drinks!

Até a próxima.

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

e acompanhe as novidades Bon Vivant

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

+55 54 981170211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h

bottom of page