top of page

Enoturismo na Campanha Gaúcha: conheça o novo roteiro na Almadén



Passear pelos vinhedos, fazer um piquenique em meio aos cachos de uva, apreciar um vinho enquanto visita uma vinícola. O enoturismo nunca esteve tão em alta no Brasil. A cada novo ano, dezenas de novas atrações, e não só na Serra Gaúcha, mas em todas as regiões vitivinícolas do país. E a mais nova atração está localizada na Campanha Gaúcha. Às vésperas de completar 50 anos no Brasil, a Vinícola Almadén inaugura o Roteiro Enoturístico Almadén, em Santana do Livramento. O investimento da Miolo Wine Group é de R$ 3 milhões com a geração inicial de 30 novos empregos diretos e uma expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O grande diferencial é a loja franca de vinhos, o primeiro free shop de vinhos do Brasil em uma vinícola, com exposição e venda dos 120 rótulos do Grupo Miolo.


O novo roteiro



Ao chegar na Almadén, o turista se depara com uma fachada totalmente revitalizada, que dá as boas-vindas, conduzindo o visitante para a recepção. De lá, o roteiro vai avançando na história, ganhando recortes das memórias construídas pela marca. O Museu Semente reúne, em uma área de 100 metros quadrados, um acervo de fotos e objetos catalogados que contam essa trajetória. Um vídeo leva o visitante a viajar pelo passado e presente, mostrando a relevância da marca para a região e para a vitivinicultura brasileira. Este trabalho teve a produção de Nonô Joris ArteProdutora.


Do Museu, o passeio segue para a área externa. A paisagem característica da Campanha Gaúcha ganha destaque com um deck panorâmico de 25 metros de comprimento que avança sobre os vinhedos numa altura de 3 metros. Do mirante é possível apreciar o Cerro de Palomas, cartão postal da cidade ao fundo da linha do horizonte do vinhedo. Ali, o visitante recebe informações sobre os vinhedos, cultivo e variedades de uvas. No trajeto, também é possível avistar duas torres – 45m e 25m de altura – instaladas na propriedade, sinalizando o complexo na paisagem.


Do vinhedo para a cantina, o percurso segue por uma passarela aérea com 4,5m de altura sobre os tanques de aço inox. Todo know-how da Almadén na elaboração de vinhos e espumantes pode ser conferido neste momento. Atualmente, a capacidade de processamento da vinícola é de 6 milhões de quilos de uvas por ano e uma armazenagem de 8,3 milhões de litros, sendo uma das mais modernas e automatizadas da América Latina. De lá, o itinerário segue para as salas de degustação onde são degustados quatro produtos, selecionados de acordo com a estação do ano. A experiência encerra no free shop, que entrará em ação com a publicação no Diário Oficial da União. O projeto é da reconhecida arquiteta Vanja Hertcert, especializada em arquitetura do vinho.


SERVIÇO

O que? Visita Almadén

Onde? Estrada Municipal Livramento – Passo da Cruz - Santana do Livramento

Horário de visitação: Diariamente, de hora em hora, das 9h às 12h30min e das 13h30min às 15h30min

Horário do free shop: De segunda a sábado, das 8h30min às 17h. Domingos, das 10h às 16h45min

Valor: R$ 25 (taça cortesia)

Reservas: (55) 9 9687.2978 | 9 9708.2461 ou visitaalmaden@miolo.com.br



Imagens: Emerson Ribeiro

0 comentário
bottom of page