
O turismo do vinho cresce em todo o mundo. De acordo com pesquisa da Agência de Consultoria e Inteligência de Mercado, Future Market Insights, o setor atingiu, em 2024, números que ultrapassaram 95 bilhões de dólares. E os analistas projetam que o mercado crescerá ainda mais e chegará a 358 bilhões de dólares até 2035. Os fatores que impulsionam esse crescimento são, de acordo com a pesquisa, a demanda do consumidor por experiências únicas e memoráveis ligadas à história e à cultura do território.
É justamente com o objetivo de discutir sobre o crescimento desse segmento e apresentar todas as tendências e novos projetos mundo a fora que acontece entre os dias 5 e 6 de março a Feira Internacional de Enoturismo (Fine), em Valladolid, na Espanha. Participam do evento profissionais de 26 países, contemplando mais de 50 regiões vitivinícolas, entre elas Jerez, Algarve, Champagne, Sicília, Ilhas Canárias e Vinhos Verdes.
A feira é direcionada a profissionais da área. Uma das novidades do FINE 2025 é o aumento de 22% no número de operadoras e agências de turismo presentes em comparação à edição do ano passado. Estarão presentes
103 profissionais que atuando na Europa, Ásia, América e Oceania; Espanha, Portugal, Brasil e Estados Unidos são os mercados com maior representatividade. Jornalistas especializados em vinho e viagem também participam das atividades. A jornalista e editora da Bon Vivant, Andreia Debon, representa o Brasil.
“O enoturismo é um setor altamente especializado e a FINE é a melhor plataforma para vinícolas, hotéis e rotas porque a cada ano a presença de compradores é atualizada, de fato, este ano 56% estão participando pela primeira vez e o restante compareceu a um dos eventos que realizamos desde 2020’, explica o gerente geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso.

A programação da Fine inclui conferências, mesas redondas e workshops, que este ano se concentrarão nas diferentes formas de abordar o enoturismo o seu desenvolvimento e nos desafios do setor para o futuro. A palestra principal será ministrada por Charlotte Fougère, especialista com mais de 15 anos de experiência e que desenvolveu projetos como a transformação do Château De Pommard, na França, em um destino de enoturismo de referência no mundo.
A Fine é organizada pela Feria de Valladolid e conta com o apoio de empresas e instituições como a Turespaña, a Câmara Municipal de Valladolid, o Conselho Provincial de Valladolid e o Governo Regional de Castilla y León, assim como as vinícolas finlandesas Federação do Vinho e a Confederação Espanhola de Agências de Viagens.
A jornalista Andreia Debon, além de visitar a feira e participar das atividades organizadas especialmente aos profissionais de comunicação, também fará um tour em algumas vinícolas da região de Ribera del Duero.
Comments