Féminalise: concurso de vinhos na França reúne 750 degustadoras



Andreia Debon, Itália - andreia@bonvivant.com.br


Féminalise. Esse é o nome do concurso mundial de vinhos onde somente mulheres são as degustadoras/avaliadoras. O evento acontece de 6 a 8 de abril, em Paris, na França, e reúne 750 profissionais entre enólogas, sommeliers e demais profissionais ligadas ao setor. Nos três dias são degustadas cerca de cinco mil amostras, entre vinhos e destilados. Participam vinícolas de diversos países, com destaque para produtos da Europa.


Como acontece a degustação? Todos os vinhos são degustados às cegas. Cada uma das juradas é separada de acordo com o seu nível de conhecimento sobre vinhos. Cada uma das amostras é degustada por três mulheres. Essas ficam distantes umas das outras para não influenciar na avaliação. Cada avaliadora não pode fazer comentários sobre seu vinho para não influenciar a nota da colega ao seu lado, mesmo que não seja o mesmo vinho.


Os vinhos recebem medalhas, as quais podem ser utilizadas pelas vinícolas para promover o seu produto. O Féminalise foi criado em 2007. Na época, 170 mulheres degustaram 1120 vinhos.


Foto: Féminalise/Divulgação






0 comentário