Uma vitrine para dar mais visibilidade ao vinho brasileiro. Essa é uma das melhores definições para o Brasil de Vinhos, plataforma de conteúdo que organiza e mapeia as vinícolas do Brasil, facilitando que o consumidor final descubra e conheça novos vinhos e regiões produtoras. A iniciativa surgiu de um grupo de amigos que têm o apreço pelo vinho como ponto em comum – uma biomédica, uma winemaker, uma empresária, um enólogo e um analista de sistemas.
O trabalho se iniciou com uma lista prévia de cerca de 300 vinícolas, este foi o ponto de partida para o cadastro – todo digital, feito por um formulário na internet. Depois deste primeiro contato se montou uma base de dados que foi ao ar – no instagram @brasildevinhos e no site www.brasildevinhos.com.br - com cerca de 50 empresas, que apresentaram seu negócio. “É importante dizer que o cadastro inicial de todas as vinícolas é gratuito. A participação institucional de cada uma delas não tem custo”, explica a winemaker Dulce Grippa.
Segundo Dulce, à medida que as informações começaram a circular, e mais gente foi tomando conhecimento da plataforma, a quantidade de empresas interessadas aumentou. “Hoje são cerca de 200 cadastradas, mais de cem já publicadas tanto no instagram quanto no site. Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de vinícolas, sabemos que todas será impossível, mas vamos buscar sempre mais”, explica a empresária Lucia Porto.
O nome Brasil de Vinhos surgiu da quantidade de diferentes rótulos produzidos no Brasil. “Nosso país é continental”, explica o enólogo Luiz Gustavo Lovato. “Cada região, cada localidade, cada parcela de uma propriedade tem um terroir diferente”, resume. “Queremos mostrar isso de uma forma muito ampla”, explica a biomédica Caroline Dani.
Numa segunda etapa do projeto outras redes, como Linkedin, twitter e facebook devem passar a fazer parte do escopo. “O consumidor do vinho é muito heterogêneo”, explica Roger Perotto, o responsável pela parte digital do Brasil de Vinhos. “Adaptamos nossa comunicação para atingir o maior número possível de pessoas”.
As vinícolas interessadas podem se cadastrar direto pelo site ou pelo link que fica na bio do perfil @brasildevinhos no instagram.
Credito da foto: www.catawiki.it
Brasil de Vinhos
Instagram: @brasildevinhos
Site: www.brasildevinhos
e-mail: contato@brasildevinhos.com.br
Comments