Legado Italiano: documentário relembra os 145 anos da imigração italiana no Brasil


Considerada um dos maiores fluxos migratórios da história, a imigração italiana ocorrida no final do século 19 é o pano de fundo de "Legado Italiano", documentário da diretora Marcia Monteiro, que pode ser locado através do site www.legadoitaliano.com.br.


Com cenários no Rio Grande do Sul (Serra Gaúcha e Vale do Caí) e no norte da Itália, "Legado Italiano" revisita, em 84 minutos, os 145 anos da imigração italiana para a Serra Gaúcha e os inúmeros legados deixados ao longo desse tempo. Uma verdadeira colcha de retalhos formada, entre outros, por temas como a religiosidade, a música, a gastronomia, a arquitetura, a indústria, o talian e o vinho, abordados a partir dos relatos dos descendentes de imigrantes da região. "A imigração é, ainda hoje, uma realidade em várias partes do mundo. Em muitos lugares ela está acontecendo neste exato momento", salienta Marcia. Na foto acima, a tanoaria, profissão milenar que tem se tornado cada vez mais rara, é um dos legados trazidos pela imigração.


No Rio Grande do Sul, as filmagens ocorreram nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Sebastião do Caí e Vila Flores. Cada uma evidencia um dos temas desenvolvidos no filme.


Mais de 90 pessoas foram entrevistadas para o filme “Legado Italiano”, entre elas Remy Valduga.


SERVIÇO

O que: documentário "Legado Italiano", de Marcia Monteiro

Produção: Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções

Distribuição: Lança Filmes

Idiomas: diálogos em português e italiano, com legendas disponíveis em português, italiano e inglês

Acessibilidades disponíveis: closed caption, libras e audiodescrição

Onde assistir: www.legadoitaliano.com.br

Quanto: R$ 14,90


SOBRE A DIRETORA - MARCIA MONTEIRO

Com formação em Comunicação Social-Jornalismo, estudou roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños (Cuba), atuou no mercado audiovisual como produtora de arte em novelas TV Globo e na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), além de atuar no mercado publicitário. "Legado Italiano" é sua estreia como diretora.

0 comentário