Marsala, o vinho típico da Sicília, Itália



Andréia Debon

@andreiadebon


Com áreas montanhosas e acidentadas, os solos da região da Sicília, na Itália, são pobres e localizam-se em encostas com ótima incidência de raios solares. Já o clima apresenta-se com verões intensos e baixa quantidade de chuva, o que torna a região ideal para que as videiras alcancem o ápice de sua qualidade. Com pouco mais de 100 mil hectares plantados de videiras, a Sicília é a maior fonte de vinhos de toda a Itália, com a impressionante produção de mais de 500 milhões de litros anuais.

Na Sicília, o terroir propenso tem apresentado ao mercado vinhos intensos, concentrados e com explosão de fruta. Mas há, também, espaço também para os vinhos mais tradicionais, como o típico Marsala, um dos produtos mais conhecidos mundo afora e que reporta a Sicília. Elaborado na cidade com o mesmo nome, na província de Trapani, o vinho é parecido com o vinho do Porto e apresentado nas versões meio seco e doce. A primeira vinícola a elaborar o Marsala na Itália foi a Cantina Flório, em 1833. Porém, o vinho já era conhecido desde 1773, quando o comerciante inglês John Woodhouse visitou o porto de Marsala e degustou o vinho local. Gostou tanto que quis levar algumas barricas para casa, no navio. Para enfrentar a longa viagem de navio, foi adicionada aguardente de uva. Nascia ali o Marsala. O vinho é elaborado com as uvas Grillo, Catarratto e Inzolia.


A cidade de Marsala também possui uma importância significativa para a história da Itália, pois foi ali que Giuseppe Garibaldi e os Camisas Vermelhas desembarcaram em 11 de maio de 1860, dando início ao processo de Unificação da Itália, que até então era dividida em diversos reinos. E a comemoração aconteceu com um brinde de Marsala.

A Cantina Flório, que faz parte de um grande grupo chamado Duca di Salaparuta, é uma das mais importantes e históricas vinícolas que elaboram o vinho Marsala. Foi fundada em 1832 por Vincenzo Florio. Na vinícola é possível fazer um trajeto enoturístico e conhecer toda a história desse vinho tão importante para a Sicília (fotos acima).

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h