Na Cozinha com o Chef: couve-flor gratinada com queijos suíços



Chef Fredi Fontana

@cheffredifontana

Grelhada, assada, cozida, à milanesa... Não há como negar que a couve-flor é um alimento muito versátil. Mas além de ser fácil inclui-la nas nossas refeições, o vegetal ainda é muito benéfico para a nossa saúde por contar com nutrientes que deixam o nosso corpo mais resistente e menos suscetível a doenças. Esta semana apresentou a vocês uma receita deliciosa com a couve. Confira:

Couve-flor gratinada com queijos suíços

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

1 couve-flor grande ou 2 médios;

400g de requeijão cremoso;

100g de queijo emental

100g de queijo gruyere;

20g de queijo parmesão ralado;

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto,


Modo de preparo

Cozinhe a couve-flor na água com sal, com os floretes fora da água e virados para cima da panela, cozinhe até que esteja al dente. Após o cozimento escorra a água e coloque a couve-flor cozida inteira ou em pedaços (como preferir) em um refratário que possa ir ao forno.

Espalhe 1/3 do requeijão por toda superfície da couve-flor temperando com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora a gosto, leve para gratinar em fogo pré aquecido médio/alto 200°C por 10 minutos, cubra com mais 1/3 do requeijão, retorne ao forno por mais 10 minutos. Separadamente misture o restante do requeijão com os queijos, formando uma “pasta”, distribua sobre a couve flor e leve para o forno para finalizar o gratinado ± 10 min. retire do forno e sirva a seguir.



0 comentário