Na Cozinha com o Chef: Filé de Frango ao Molho de Ervas Frescas



Chef Fredi Fontana

@cheffredifontana

Na última década os olhares têm-se voltado a alimentos menos processados, sendo utilizados quase que diretamente na sua forma disponível na natureza, o que faz que sejam preservados os nutrientes e principalmente os sabores e aromas naturalmente presentes.


O aroma, a cor, o vento e a temperatura indicam que uma estação de novos sabores está surgindo. A primavera nos brinda com uma disponibilidade infinita de temperos, ervas, cores e gostos disponíveis aos punhados, seja no canteiro de uma horta, no canto da sacada, ou, por que não, em uma horta comunitária em um condomínio. Seja aonde for, os temperos naturais vêm a substituir o que chamamos de "temperos prontos", conhecidos como vilões da saúde por serem produzidos artificialmente, tanto pela presença de gorduras saturadas na sua formulação ou pela quantidade excessiva de sódio.


Podendo ser supertição ou não, acredito que nosso organismo sente de alguma forma, além dos ingredientes “físicos” (naturais ou artificiais) também os sentimentos, que são adicionados às pitadas durante o preparo de um alimento. Um belo pensamento acerca disso é de M. Couto, que demonstra seu pensamento ao relatar que; “Cozinhar é o mais primitivo e arriscado ato. No alimento se coloca ternura e ódio. Na panela se verte temperos ou veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros...”.


Desta forma, finalizo com a indicação de uma receita fácil de preparar, com a utilização apenas de ingredientes naturais. Façam para as pessoas que vocês amam!

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

800g de peito de frango (cortado em filés médios);

Azeite de oliva;

Sal e pimenta do reino a gosto;

2 ramos de sálvia picado finamente;

½ maço de salsa picado finamente;

½ maço de tomilho picado finamente;

½ maço de manjericão picado finamente;

½ colher de sopa de amido de milho.

Modo de Preparo

Tempere os filés de frango com o sal, a pimenta, a sálvia e o azeite de oliva, deixe marinando por alguns minutos. Em seguida, grelhe os filés em uma frigideira antiaderente previamente aquecida, até que fiquem levemente dourados dos dois lados. Reserve os filés prontos em um local aquecido. Na mesma frigideira refogue os temperos verdes, acrescente o amido de milho dissolvido em uma xícara de água, mexa bem até tomar consistência, caso seja necessário acrescente mais água, corrija o sal e a pimenta e sirva o molho sobre os filés. Bom apetite!

Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h