Na Cozinha com o Chef: Quiche de queijo gouda e vegetais gratinados



Chef Fredi Fontana - @cheffredifontana


Você gosta de quiche? Quiche é uma torta salgada ótima para comer no meio da tarde ou como acompanhamento de saladas. O prato também é democrático no sabor: pode ser recheado com carnes, legumes e diferentes tipos de queijo. Separei para vocês uma receita especial. Saiba como fazer:



Quiche de queijo gouda e vegetais gratinados

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

Massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

5 colheres (sopa) de manteiga;

2 colheres de sopa de Creme de Leite;

1 colher (chá) de sal;

Farinha de trigo para polvilhar.


Recheio:

200g de queijo gouda cortado em cubos pequenos;

Azeite de oliva a gosto;

1 unidade de cenoura;

¼ unidade de brócolis;

½ unidade de cebola

50g de ervilhas frescas ou congeladas;

½ unidade de abobrinha;

4 ovos;

350g de creme de leite ou creme de leite fresco;

Sal a gosto (lembrar que o gouda também é salgado);

Pimenta do reino moída a gosto.


Modo de Preparo:

Em um recipiente adicione a farinha e o sal, faça uma cova no centro e acrescente a manteiga e o creme de Leite, caso seja necessário acrescente um pouco de água. Vá amassando suavemente até obter uma massa lisa, que não grude nas mãos.

Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (25cm de diâmetro), apertando com os dedos e formando uma borda. Fure o fundo da massa com um garfo e leve ao forno médio (180ºC) para assar por cerca de 10 a 15 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio: Em uma frigideira acrescente o azeite de oliva e os vegetais cordados em laminas, acrescente por ordem de mais resistente ao cozimento para menos resistente. Tempere com sal e pimenta e reserve. Junte o refogado de vegetais aos ovos, ao queijo e ao creme de leite, corrija o sal e a pimenta. Despeje sobre o fundo da massa pré assada e leve ao forno médio (180º C) por cerca de 30-40 minutos, ou até que a faca saia limpa e superfície esteja levemente dourada. Sirva a seguir.



0 comentário