Os segredos do filtro de café Hario V60



Marília Zanelato

@mariliaszanelato

Você que aprecia um café coado bem saboroso vai se encantar com o porta filtro Hario V60. Seu design especial possui características que interferem na extração e, consequentemente, na qualidade do café. O resultado é uma bebida limpa (sem resíduos de xícara) e saborosa, que ressalta notas sensoriais e aromáticas do grão.


O V60 foi criado em 2005 pela empresa japonesa HARIO, o porta filtro lembra o tradicional Melitta. O que diferencia o V60 são três elementos estruturais:


1- As linhas espirais ou veios internos, que respondem pelo espaço entre o filtro de papel e o porta filtro;

2- O formato cônico do filtro, que direciona a água para o centro;

3- Um único buraco grande no meio do porta filtro.

Ele até parece um porta filtro tradicional, mas não é. O segredo está nos detalhes de sua estrutura. Sua parte interna, por exemplo, apresenta linhas espirais que facilitam a expansão do pó de café no momento em que a bebida é coada. Uma abertura grande na base do coador que permite que a velocidade seja controlada. Assim, o café absorve a água durante o tempo necessário, resultando em uma bebida limpa e saborosa. São detalhes que mudam completamente o resultado final.


Café coado no V60 é uma experiência sensorial extraordinária e se for coado do jeito certo então, melhor ainda. Pensando nisso, segue uma receita padrão para extrair um excelente café na sua casa com seu V60.


RECEITA

Escolha um café especial (preferencialmente em grãos).

A proporção da medida é de 8g a 10g de café para cada 100ml de água.

A gramatura da moagem deve ser média; ideal é usar grãos frescos, moídos pouco antes de iniciar o preparo da bebida;

Escalde o filtro de papel - basta passar água quente por toda a extensão antes de acrescentar o café. Não se esqueça de descartar a água depois;

Coloque o café moído no filtro e acrescente até 40ml de água, molhando por igual todo o pó. Este método conhecido por desgaseificação ou blooming, que serve para soltar todas as notas do grão em contato com a água quente. Espere de 30 a 45 segundos. Lembre que a quantidade de água utilizada no blooming deve ser descontada do produto final.

Delicadamente, acrescente metade do volume total da água que você irá utilizar e divida a segunda metade em duas partes. Faça os ataques delicados de água, em movimentos circulares, em intervalos de mais ou menos 10 segundos. Espere a água baixar antes de acrescentar mais.

Sirva em seguida!

Fontes:

https://www.specialtycoffee.nl/

https://www.mexidodeideias.com.br/

https://www.hario-usa.com/


Crédito da foto: Rafaela Bins

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento
Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

Segunda a Sexta:

9h - 18h