Pela França: a Enogastronomia no Mediterrâneo



Brenda Luísa Dalcero/Especial para Bon Vivant*


Quando se fala em culinária francesa, normalmente imaginamos refeições em vários pratos, harmonizações impecáveis e restaurantes de luxo agraciados com estrelas Michelin. Por mais que os chefs tenham sido os responsáveis por tornar a cozinha do país referência ao redor do mundo, comer com os nativos também é uma experiência gastronômica imperdível. Nesse post, vou te mostrar um pouquinho sobre os pratos típicos do Mediterrâneo francês, e sobre a relação dos franceses com a enogastronomia no dia a dia.


Vinho Rosé

A França é mundialmente conhecida por seus vinhos de guarda produzidos em Bordeaux ou na Bourgogne. No sul do país, no entanto, o vinho rosé é a estrela de todas as refeições. Mesmo em supermercados, como na foto acima, é possível encontrar uma imensa variedade de rótulos, nas mais diversas faixas de preço.

A região com appellation d’origine mais próxima do litoral é o Côteaux d’Aix. Tanto em supermercados como em lojas especializadas, você também encontra a appellation Côtes de Provence. Ambas regiões refletem o terroir provençal, e harmonizam bem com pratos leves, frutos do mar e temperos herbais. São vinhos leves, que são bom acompanhamentos à mesa e também ao ar livre.


Pratos Típicos

Como em qualquer lugar do planeta, os pratos típicos da Riviera francesa são relacionados aos ingredientes abundantes na região, e também à história do lugar.

Pissaladière

A região de Nice costumava pertencer à Itália. Por isso, vários pratos típicos da região têm origens italianas. A pissaladière é um deles. Originária de Gênova, ela é uma variante de pizza, feita com uma massa semelhante à massa da focaccia. Ao invés de molho de tomate, a pissaladière é tradicionalmente preparada com azeite de oliva, cebola, azeitonas e anchovas - alimentos de fácil acesso na região litorânea.

Fougasse

A fougasse é a versão francesa da focaccia italiana. Tradicionalmente temperada com tomilho ou outras ervas provençais, o pão da fougasse costuma ser utilizado em sanduíches, e é ingrediente obrigatório no apéro ao fim da tarde.

Socca

A socca, conhecida na Itália como farinata, é um tipo de massa de panqueca feita a partir de farinha de grão-de-bico. É a comida de rua mais popular em Nice. É possível encontrá-la nas feiras, em eventos e também em restaurantes especializados. Independentemente do local, ela é sempre preparada no fogão à lenha, e servida com azeite e pimenta preta.

Nos supermercados, também é possível encontrar a socca industrializada, vendida da mesma forma que as batatas onduladas.