Pela França: a Enogastronomia no Mediterrâneo



Brenda Luísa Dalcero/Especial para Bon Vivant*


Quando se fala em culinária francesa, normalmente imaginamos refeições em vários pratos, harmonizações impecáveis e restaurantes de luxo agraciados com estrelas Michelin. Por mais que os chefs tenham sido os responsáveis por tornar a cozinha do país referência ao redor do mundo, comer com os nativos também é uma experiência gastronômica imperdível. Nesse post, vou te mostrar um pouquinho sobre os pratos típicos do Mediterrâneo francês, e sobre a relação dos franceses com a enogastronomia no dia a dia.


Vinho Rosé

A França é mundialmente conhecida por seus vinhos de guarda produzidos em Bordeaux ou na Bourgogne. No sul do país, no entanto, o vinho rosé é a estrela de todas as refeições. Mesmo em supermercados, como na foto acima, é possível encontrar uma imensa variedade de rótulos, nas mais diversas faixas de preço.

A região com appellation d’origine mais próxima do litoral é o Côteaux d’Aix. Tanto em supermercados como em lojas especializadas, você também encontra a appellation Côtes de Provence. Ambas regiões refletem o terroir provençal, e harmonizam bem com pratos leves, frutos do mar e temperos herbais. São vinhos leves, que são bom acompanhamentos à mesa e também ao ar livre.


Pratos Típicos

Como em qualquer lugar do planeta, os pratos típicos da Riviera francesa são relacionados aos ingredientes abundantes na região, e também à história do lugar.

Pissaladière

A região de Nice costumava pertencer à Itália. Por isso, vários pratos típicos da região têm origens italianas. A pissaladière é um deles. Originária de Gênova, ela é uma variante de pizza, feita com uma massa semelhante à massa da focaccia. Ao invés de molho de tomate, a pissaladière é tradicionalmente preparada com azeite de oliva, cebola, azeitonas e anchovas - alimentos de fácil acesso na região litorânea.

Fougasse

A fougasse é a versão francesa da focaccia italiana. Tradicionalmente temperada com tomilho ou outras ervas provençais, o pão da fougasse costuma ser utilizado em sanduíches, e é ingrediente obrigatório no apéro ao fim da tarde.

Socca

A socca, conhecida na Itália como farinata, é um tipo de massa de panqueca feita a partir de farinha de grão-de-bico. É a comida de rua mais popular em Nice. É possível encontrá-la nas feiras, em eventos e também em restaurantes especializados. Independentemente do local, ela é sempre preparada no fogão à lenha, e servida com azeite e pimenta preta.

Nos supermercados, também é possível encontrar a socca industrializada, vendida da mesma forma que as batatas onduladas.

Fleur de Courgette


A fleur de courgette, ou flor de abobrinha, é um ingrediente versátil, que é utilizado no sul da França para a preparação de diversos pratos. Em casa, costuma ser empanada e frita em imersão, como na imagem. Em restaurantes, também é recheada ou utilizada na preparação de muffins, tortas, tortinhas, pizzas, entre outros.



O café da manhã

A primeira refeição do dia na casa de um francês é definitivamente doce. Uma breve caminhada até a padaria mais próxima faz parte da rotina matinal - por um bom motivo. Pães como a baguette e o brioche, além de croissants e pains au chocolat fazem parte do café da manhã, acompanhados de manteiga, geleias, frutas e, é claro, uma xícara de café.

O Apéro

O piquenique no final da tarde é tradição francesa - e no sul não é diferente. No apéro, os pratos típicos são acompanhados por queijo de cabra, saladas e, é claro, muito vinho rosé.

Feiras locais

O melhor lugar para comprar produtos frescos é, com certeza, qualquer uma das feiras que você encontrar por aí. Em toda a França, comprar num marché é sinônimo de alimentos que vêm direto do produtor, e que cumprem com todas as especificações e controles de qualidade pelos quais a agricultura passa no país.

Além disso, nas feiras você também encontra banquinhas que vendem todos os pratos típicos mencionados nesse post, além de outros produtos tradicionais da região. Em locais turísticos, como é o caso de Nice, os marchés também têm música ao vivo e vendedores de souvenirs.

Em Nice, a feira mais famosa é a Cours Saleya. No verão, a feira acontece todos os dias. Além dos produtos alimentícios à venda pelos produtores, a feira é cercada por pequenos restaurantes, e fica localizada no centro histórico.


Crédito da foto de abertura deste texto: www.wine.com.br . Demais fotos: Brenda Luísa Dalcero e Henrique Cavagnolli


* Estudante de Jornalismo e Professora


Endereço

Rua Adão Mambrini, 58

Flores da Cunha, RS

CEP 95270-000

Entre em Contato

54 9 8117 0211 (whats)

portal@bonvivant.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
Atendimento

Segunda a Sexta:

9h - 18h