Quer aprender mais sobre vinhos? Então confira essas 6 dicas



Flávia R. Busetti

@flaviarbusetti


Com o aumento do consumo do vinho per capita no Brasil cresce também a procura de informações sobre a bebida. Podemos notar o aumento de blogs, podcasts e perfis em redes sociais sobre o tema. Eles são criados, principalmente, por quem está descobrindo este mundo e busca compartilhar informações de forma fácil e acessível.


Quando começamos a nos interessar pelo vinho, além de degustá-lo queremos saber mais sobre a história da uva, da região ou dos produtores, além de dicas de harmonização. Muitas vezes não sabemos qual é o melhor lugar para buscar as informações, pois são tantas opções de materiais em sites, filmes, revistas, etc..


Eu separei seis dicas que me ajudaram muito no início e ate hoje seguem me auxiliando nos estudos, pois um assunto tão apaixonante como é o vinho nós nunca paramos de estudar, não é mesmo?


Wine folly - Guia Essencial do Vinho (Penguin Random House LLC) ou site winefolly.com


O guia descontraído de Madelaine Puket, faz sucesso ao redor do mundo. Um livro visual, que traz os mapas dos principais países e principais regiões produtoras de vinho. Para complementar temos infográficos das uvas, mostrando os aromas, um pouco da história e de seu perfil olfativo e gustativo. Para complementar qual uva é parecida com aquela para caso queira se aventurar e degustar vinhos similares. O material é complementado pelo seu blog, com opção de comprar os mapas e acessórios do vinho.


Larousse do Vinho (Editora Larousse)

Um livro bem mais didático, trazendo de forma densa as informações das regiões viniferas. Mais completo que o Wine Folly, possui países do novo e novissimo mundo inclusos. Além de um breve material sobre como degustar um vinho e como servi-lo.


Site da OIV (Organização Internacional da vinha e do Vinho) - Oiv.int

Para quem compreende o ingles, possui artigos dos principais assuntos debatidos no mundo no momento. Os assuntos são mais voltados para a produção do vinho e da uva. No Instagram da Oiv, o material é complementado com Lives e Webinar sobre assuntos como Vinhos Naturais e as Estimativas para o mercado.


Roda de aromas do Vinho

A roda de aromas foi inventada por uma química em 1984, para ajudar a desenvolver a memória olfativa. Quando começamos a degustar sempre tem alguém que menciona alguns aromas que sentiu e o lembraram de momentos vividos, isso é memória olfativa. Cada vinho possui aromas distintos que podem variar por inúmeros fatores, e estudar eles irá facilitar na hora de descobrir qual uva é, sem mesmo nem ler o rótulo. Já imaginou?


Aplicativo Wine Searcher

Disponível para Android e IOS, é o aplicativo mais indicado para terem informações sobre vinho. Ele traz as notas de criticos referencia como Tim Atkim e Jancis Robson, além de outros. Possui um breve perfil sobre o vinho informando uva, preços médio, vinícola, sugestão de harmonização, etc.. e avaliações de usuários.


Aplicativo Wset Tasting Notes ( Wine & Spirit Education Trust)

O aplicativo serve como um guia de degustação, porém sem compartilhamento como outro aplicativo reconhecido. Ele é intuitivo e basta seguir os passos e ir anotando as suas percepções, pode escolher se está fazendo uma degustação às cegas ou não. Poderá acessar os vinhos posteriormente para estudar e aprofundar a sua forma de degustação. Ele está disponível somente em inglês, no momento, e pode ser baixado no IOS e Android.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo