top of page
Foto do escritorAndréia Debon

Toscana: Qual é a diferença entre Rosso di Montalcino e Brunello di Montalcino?



Por: Andreia Debon


Montalcino é um vilarejo da Toscana localizado na província de Siena, Itália. É um território com uma vocação secular para a produção de vinhos tintos de qualidade.

Em Montalcino se elabora dois vinhos tintos muito importantes para a Itália:  o Brunello di Montalcino DOCG e o Rosso di Montalcino DOC. O mais incrível é que, além de serem elaborados no mesmo terroir, eles também são feitos com a mesma uva, a Sangiovese.

A primeira diferença entre Rosso di Montalcino e Brunello di Montalcino é a denominação a que pertencem. O primeiro é um D.O.C (Denominação de Origem Controlada). enquanto o segundo é um D.O.C.G (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Isto significa que as regras estabelecidas pelas especificações de produção do Brunello di Montalcino são mais rígidas.


Mas, vamos ao processo de elaboração...


O primeiro aspecto que distingue Rosso di Montalcino do Brunello di Montalcino diz respeito ao período de envelhecimento em madeira e em garrafa. O Brunello di Montalcino exige que os seus vinhos passem por um período de afinamento de pelo menos dois anos em recipientes de carvalho e mais, pelo menos, quatro meses em garrafa (seis meses para o “Riserva”). A especificação D.O.C. Rosso di Montalcino, porém, não indica tempo de maturação em madeira.


Soma-se a isso outra diferença importante quanto ao prazo de liberação para consumo. O Brunello di Montalcino não pode ser comercializado antes de decorridos 5 anos após a colheita (6 para o “Riserva”). Vinho D.O.C. O “Rosso di Montalcino” não pode ser comercializado antes de 1° de setembro do ano seguinte ao ano de elaboração.


O Rosso di Montalcino é um vinho tinto jovem, apreciado pelos seus aromas frutados e pelo seu frescor. Brunello di Montalcino é um vinho mais austero e encorpado, capaz de resistir a um longo envelhecimento, caracterizado por notas de frutos vermelhos bem misturadas com notas de baunilha, especiarias e madeira provenientes do período de maturação em barrica.

 

 

0 comentário

Comments


bottom of page