Vinho e Grelha: evento segue durante todo o mês de fevereiro no restaurante Valle Rústico



Camila Baggio, @milabaggio

Especial para a Bon Vivant



O caminho por si só já é um espetáculo. Chegar ao Restaurante Valle Rustico, na parte garibaldense do Vale dos Vinhedos, é uma viagem à simplicidade e riqueza do interior da Serra Gaúcha. E essa viagem chega a um destino igualmente encantador.


O Restaurante Valle Rustico existe há 13 anos e divulga uma cozinha de natureza, onde os ingredientes utilizados nos pratos são, na maioria, produzidos na própria propriedade, ou então por uma rede de fornecedores locais, buscando a cozinha zero quilômetro, ou seja, o produto percorre o mínimo possível da horta até o prato do cliente.

Desde o finalzinho do ano passado o Valle Rustico, comandado pelo chef Rodrigo Bellora, realiza edições do evento ‘Vinho e Grelha’. Na simplicidade do nome está o intuito do projeto: reunir bons vinhos a pratos que tenham a grelha como meio de preparo. Uma união de comidas de rua com a sofisticação do chef. Tudo isso ao ar livre, no jardim do Valle Rustico, tendo a natureza como cenário.

“A grelha une todos os eventos e esse ambiente que se cria no jardim é para momentos de descontração, tirando um pouco a sobriedade que as vezes se imagina do Valle Rustico. O ‘Vinho e Grelha’ é um evento para aproveitar o jardim, convidar amigos para cozinharmos juntos, trazendo ingredientes e elementos diferentes a cada edição. Comer, beber e se divertir”, resume o chef Rodrigo Bellora (foto acima).


Terra e mar

No sábado, dia 29 de janeiro, foi realizada uma edição especial com a participação de um chef convidado. De Pelotas, o chef Jorge Curi trouxe uma mistura de mar com montanha, em pratos com a leveza dos frutos do mar, mas características bem serranas. “Utilizamos elementos da estação e unimos um pouco do mar, de onde eu venho, com a montanha no mesmo prato. Fomos para a roça e finalizamos a escolha dos ingredientes, da terra e do mar num mix em cada prato”, conta o chef Jorge Curi.

No menu, bao de camarão (o bao é um pão chinês cozido no vapor) e siri roll (com pão de milho de fermentação natural), ambos com uma explosão de sabores locais e da estação; a jambalaya (uma espécie de paella com frango, linguiça e, neste caso, frutos do mar). Opções veggies também são elaboradas. Para sobremesa, banana com sorber de frutas vermelhas.

Bao de camarão e siri roll



Jambalaya com frango, linguiça e frutos do mar


Os chefs Rodrigo Bellora, Jorge Curi e Carol Calinçani


Os vinhos convidados vieram da cidade vizinha de Monte Belo do Sul. A Domínio Vicari apresentou seu projeto focado na produção de vinhos de fermentação espontânea, com mínima intervenção e sem a utilização de insumos enológicos. O projeto nasceu há 15 anos, na Praia do Rosa, em Santa Catarina, e hoje, além da produção em Monte Belo, tem produtos elaborados em Maxial, na zona de Torres Vedras, região vitivinícola de Lisboa, em Portugal. A mãe Lizete Vicari conduz o trabalho com o filho e enólogo José Augusto Vicari Fasolo.


Sobre o Vinho e Grelha

A programação inicia às 16h, e segue até o sol se por. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O visitante pode adquirir, além do menu apresentado na grelha, drinks da casa com bebidas bem típicas como cachaça, grappa e espumante, além de vinho em taça, sempre com seleções especiais pensadas para cada dia. Água, música ambiente agradável, e cuidado nos detalhes são à vontade!


Não é necessário fazer reserva e o espaço é Pet-Friendly. Confira abaixo as próximas edições do evento e confira no Instagram @vallerustico mais informações.


Programação

5 de fevereiro - Comidas de grelha e vinhos da carta

12 de fevereiro - Comida de grelha e Zapata Cervejaria Rural

19 de fevereiro – Comida de grelha com o chef convidado Fabiano Gregório, com vinhos da carta



0 comentário