Vinícola Madre Terra apresenta menu da nova Temporada Enogastronômica
- Andréia Debon
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

Com a chegada do outono, a Vinícola Madre Terra, localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, apresenta suas novas experiências enogastronomicas com o Menu Travessias. A jornada começa no dia 12 de abril, mas a experiência se repete nos dias 19 e 26 de abril, estendendo-se para maio nos dias 03 e 10, sempre aos sábados. As vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo link da bio no @vinicolamadreterra.
O Menu Travessias é um convite a uma pausa na caminhada cotidiana. A experiência foi criada pela Diretora Criativa da Madre Terra, Tainá Zaneti, que não somente assina o menu como também é responsável pela harmonização. Isso porque a pesquisadora e especialista no assunto é a primeira Doutora Gastrônoma do Brasil e também a primeira mulher a se formar Enóloga na primeira turma do Curso Superior de Viticultura e Enologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O encontro da Gastronomia com a Enologia acontece na ‘Casa Verde’, um espaço integrado ao entorno composto por lagos, vinhedos em patamares, mata nativa e árvores frutíferas e ornamentais. Na Madre Terra, o habitual sempre foge do tradicional. A propriedade de 45 hectares é destino para quem busca uma experiência imersiva com a natureza, a gastronomia e o vinho.
SERVIÇO
O que? Menu Travessias
Quando? 12, 19 e 26 de abril, 03 e 10 de maio
Onde? Vinícola Madre Terra (Flores da Cunha – Capela São João)
Quanto? R$ 289 por pessoa
Onde comprar? Link da bio no Instagram @vinicolamadreterra
Menu Travessias
Couvert
Focaccias coloridas da Madre e manteiga de especiarias brasileiras
Harmonização: VentreZ Brut Rosé
Passo 1
Agnolotti de abóbora com molho bechamel de baunilhas brasileiras e coalhada de iogurte de ovelha
Harmonização: VentreZ Merlot Rosé
Passo 2
Filé com molho de rapadura e risone de queijo
Harmonização: VentreZ Marselan
Para adoçar
Tarte tatin de frutas cítricas com ganache de chocolate branco e erva-mate
Harmonização: CicloZ Brut
A vinícola

A Madre Terra tem hoje 3,7 hectares de área cultivada com vinhedos próprios, sendo 1,5 hectare em produção. São vinhas que gestam castas tintas como a Cabernet Franc, Merlot, Teroldego e Pinot Noir, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. A produção controlada fica entre 6 a 8 mil quilos por hectare. A Safra 2024 resultou em 20 mil litros – 85% de vinhos 15% de espumantes. Parte das uvas vieram de produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste.
Fotos: Divulgação Madre Terra
Comments