O sabor da Itália na Serra Gaúcha

May 27, 2017

Ele vai muito bem como aperitivo, depois das refeições ou, simplesmente, para embalar a conversa com os amigos. Se estiver bem geladinho, ainda melhor. Considerado uma das bebidas mais típicas da Itália, o limoncello é um licor de limão produzido originalmente no Sul da Itália, em regiões como do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, havendo também produção na Sicília e na Sardenha. Mas existe um refúgio da bebida bem mais próximo, na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. À frente da produção, o italiano Agostino Calvi, natural da cidade de Andria, na província de Puglia, no ‘salto da bota’. Sob a marca Harpia Drinks, o local possui estrutura para todas as etapas de fabricação da bebida e espaço para eventos e degustações – um cantinho da Itália na Serra Gaúcha.

 

Foi a saudade do licor à base de limão, álcool, água e açúcar que fez Agostino, formado em Direito, transformar sua rotina. “Aqui no Brasil sentia vontade de desfrutar de um bom limoncello, mas tinha dificuldades em encontrar a bebida. Pedi para que meu pai enviasse algumas garrafas e foi então que ele me deu a ideia de fabricá-lo aqui mesmo. Ele me passou algumas recomendações e a receita guardada pela minha avó. Comecei a fazer de forma artesanal, e oferecia para amigos que vinham nos visitar, até que as pessoas começaram a pedir pelo limoncello. Eu, como sempre fui aberto a aprender e investir em atividades diferentes, resolvi topar a ideia”, conta o produtor.

 

O limoncello da Harpia Drinks ganhou rótulo, foi registrado e hoje já está à venda em boutiques e casas especializadas pelo Rio Grande do Sul. A resposta dos sofisticados e seletos consumidores vem agradando o italiano que há mais de três anos vive em Caxias do Sul com a esposa, Guacira Eisinger, e a filha deles, a pequena Maria Luiza. O pai de Agostino, incentivador da produção, já provou e aprovou o limoncello brasileiro, mas com jeitinho italiano. O local de produção montado por Agostino tem capacidade para a elaboração de 8 mil litros de limoncello por mês e conta com estrutura completa, do recebimento da matéria-prima, o limão siciliano, até os tanques onde acontece a infusão das cascas do limão e a maturação da bebida. A média de elaboração é de 35 dias.

 

Além disso, a Harpia Drinks conta com um espaço para eventos e degustações onde são acomodadas até 30 pessoas. O local também é aberto para visitações. A Harpia Drinks fica na Rua Ida Marcucci Zanelatto, 97, no Bairro Jardim América, em Caxias do Sul. Informações e agendamentos através na fanpage facebook.com/Harpiadrinks.

 

 Legenda:Italiano Agostino Calvi produz o limoncello em Caxias do Sul, a partir da receita de sua avó.

 

Opções para paladares distintos

A Harpia Drinks oferece três tipos de licores, cada um com uma característica particular. O clássico Limoncello, feito com a base tradicional de limão siciliano, álcool, água e açúcar; a Crema di Limoncello, com a infusão das cascas no álcool e, após, a adição de leite, o que torna a bebida mais suave; e a terceira opção, que é uma receita exclusiva da Harpia chamada Arancello, onde são adicionados aos ingredientes tradicionais especiarias diversas.

 

Para a qualidade dos licores, os limões sicilianos utilizados na elaboração são de produtores da região e são, sem exceção, orgânicos, sem vestígios de agrotóxicos já que a casca é que é utilizada para a elaboração da bebida.

 

O italiano Agostino Calvi disponibilizou para a Revista Bon Vivant algumas dicas para você fazer em casa drinks deliciosos tendo como protagonista o limoncello. Confira:

 

 

Red Fruit Cream

 

Você vai precisar de gelo, Crema di Limoncello a vontade, três morangos picados (ou cerejas, mirtilos e outras frutas vermelhas) e folhas de hortelã. Em uma coqueteleira, junte gelo, a fruta picada, as folhas de hortelã e a Crema di Limoncello. Agite. Para finalizar, sirva em um copo enfeitado com frutas vermelhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Limoncello Arancello Tonic

 

Encha o copo com gelos. Após, adicione folhas de hortelã, 2/5 de Limoncello Arancello Harpia Drinks e complete o copo com água tônica (ou Sprite, para mais doçura). Da mesma forma que o anterior, enfeite seu drink com rodelas de limão ou laranja, pimenta preta em grãos e hortelã.

 

 

 

 

 

 

Limoncello Arancello Spritz

 

Encha o copo com gelos. Adicione algumas folhas de hortelã, 2/5 de Limoncello Arancello Harpia Drinks e complete o copo (3/5) com espumante (Brut ou Moscatel, conforme a doçura desejada). Para finalizar, enfeite o copo com uma rodela de limão ou laranja, pimenta preta em grão e hortelã.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square