Bacalhau para servir na Páscoa

 

 

Confira três receitas que utilizam o peixe como ingrediente principal

 

 

A Páscoa é uma das épocas mais gostosas do ano! E um dos pratos bastante apreciados neste período é o bacalhau, iguaria que foi introduzida na alimentação inicialmente pelos portugueses, mas se tornou uma paixão dos brasileiros, principalmente em datas comemorativas.

 
A Bon Vivant visitou um dos restaurantes de bacalhau mais tradicionais de São Paulo, o Bacalhau & Vinho, que há 45 anos serve com fartura e qualidade pratos clássicos da opulenta culinária portuguesa. Instalado no bairro paulistano da Barra Funda, O Bacalhau & Vinho é um restaurante grande, simples e sem luxos, frequentado por gente que aprecia um bom e farto bacalhau, bem como petiscos, como um excelente bolinho de bacalhau e porções variadas de frutos do mar. Os pratos são muito bem servidos, próprios para serem compartilhados entre duas, três ou quatro pessoas, dependendo do pedido. 


Tudo começou com o Sr. José Pallas, há pouco mais de quatro décadas. O bairro da Barra Funda era bastante diferente da cena atual. Não tardou e seu filho José Carlos Pallas começou a ajudar no restaurante. Hoje, quem está à frente do negócio é o neto do fundador, o jovem Carlos Henrique Pallas, o Caíque. O jovem chef preparou, para nossa reportagem, três deliciosos pratos, cujas receitas o leitor pode conferir  a seguir.

 

Bacalhau grelhado 

 

 

Ingredientes

 

Azeite extravirgem
1 posta alta (lombo) 
de 600 g de bacalhau 
dessalgado, sem espinhos
1 cebola cortada em tiras finas 
½ pimentão vermelho sem pele em tiras 
2 batatas grandes cozidas com sal a gosto
4 azeitonas pretas
Brócolis a gosto cozido e sem folhas
Alho picado e torrado

 

 

Modo de preparo 


Seque o bacalhau com pano limpo e coloque na chapa ou frigideira grossa durante dez minutos de cada lado regado com o azeite extravirgem, dourando rapidamente por todos os lados. Corte a batata em rodelas e doure-as na chapa. Numa frigideira, salteie em azeite de oliva a cebola, os pimentões e as azeitonas, retirando-os antes que amoleçam. Se for de seu gosto, pode acrescentar um dente de alho amassado, vinho branco e uma pitada de açafrão. Coloque o bacalhau numa travessa, arrume as batatas, o molho de cebola e os brócolis, cobrindo tudo com alho torrado bem sequinho. Sirva tudo bem quentinho e azeite extravirgem para regar. 

 

 

 

 

Bacalhau ao murro

 

 


Ingredientes

 

600 g de lombo de bacalhau dessalgado

2 cebolas, 1 cortada em 4 e outra fatiada

500 ml de azeite de oliva

4 batatas de médias para pequenas

Brócolis a gosto

5 dentes de alho

 

Modo de preparo

 

Cozinhe as batatas cobertas com água em uma panela até que fiquem macias. Amasse com as mãos e tempere com azeite e sal grosso a gosto. Em um recipiente próprio para forno (uma assadeira de barro, por exemplo) forrado com a cebola fatiada, coloque o bacalhau e a cebola, cortada em quartos, e as batatas. Cubra os ingredientes com azeite e leve ao forno a 110 ºC por 20 minutos até que dourem. Os brócolis também deverão ser cozidos em água até que fiquem macios. Tempere com sal e azeite a gosto. Leve os dentes de alho cortados para cozinhar em uma panela com azeite. Mexa em fogo baixo até que o alho fique dourado e um pouco crocante. Quando assado, despeje o alho cozido por cima do bacalhau. Reservando um pouco para os brócolis.Sirva tudo muito quente.Porção para 2 pessoas

 

 

Bacalhau às natas

 

 


Ingredientes

 

600 g de bacalhau dessalgado sem espinhos e sem pele cortado aos pedaços

1 cebola picada

2 dentes de alho

2 batatas grandes cortadas

1/2 litro de nata (creme de leite sem soro)

Queijo catupiry a gosto

1ovo

Queijo parmesão para gratinar

Azeite

Azeitona preta

 

 

Modo de preparo


Em uma panela coloque o azeite, doure o alho, cebola, em seguida coloque o bacalhau deixe dourar. Pegue as batatas corte em cubos e frite à parte. Depois coloque as batatas com o bacalhau já dourado e junte com a nata e o catupiry. Misture tudo e acomode em uma forma apropriada para forno (de barro por exemplo). Bata um ovo inteiro e pincele o bacalhau, espalhe um pouquinho de parmesão por cima e decore com azeitonas pretas. Coloque para gratinar no forno durante 30 minutos, até virar uma casquinha bem crocante. Sirva quente. Arroz com brócolis é um ótimo acompanhamento.

 

Porção para 2 pessoas

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square