Conheça a história da Festa Nacional do Pinhão de Lages (SC)

May 22, 2018

 

Evento que divulga a cultura serrana chega a 30ª edição atraindo turistas de todo o Brasil

 

 

No próximo dia 25 de maio começa a festa mais tradicional da cidade de Lages, em Santa Catarina. A Festa Nacional do Pinhão, que aconteceu pela primeira vez em 1973, começou como uma pequena comemoração comunitária. Como a região possuía muitas araucárias, e colhia-se muito pinhão, decidiu-se que o Pinhão seria o tema da festa. A primeira edição, realizada na Praça João Costa, reuniu muita música, dança e claro, muito pinhão cozido e gratuito a todos.

 

Em 1989 a festa entrou oficialmente para o calendário da cidade, sendo lançada como 1ª Festa Nacional do Pinhão. A partir de então, cresceu e expandiu suas fronteiras, atraindo a cada ano mais e mais público e mais expositores, trazendo shows de grandes nomes do cenário musical nacional. Em 2018, o evento chega a sua 30ª edição.

 

Serviço

30ª Festa Nacional do Pinhão

Quando: de 25 de maio a 03 de junho

Local: Parque de exposições Conta Dinheiro – Lages (SC)

Informações: http://www.festadopinhao.com

 

Para celebrar este grande evento, a Festa te ensina a preparar uma receita deliciosa em homenagem à Festa Nacional do Pinhão. Confira.

 

 

Espaguete ao molho pesto de pinhões

 

 

Rendimento: 8 porções

 

Ingredientes

 

Pesto de pinhões

1 xícara (chá) de azeite

1 dente de alho

3 xícaras (chá) de folhas de manjericão

2 pedras de gelo

100 g de pinhão triturados grosseiramente

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino

sal a gosto

 

Massa

1 embalagem de Espaguete (500 g)

1 colher (sopa) de sal

 

Modo de preparo

Pesto

Coloque no copo do liquidificador o azeite, o alho, o manjericão e o gelo. Utilize a tecla ‘pulsar’ para que esses ingredientes comecem a se incorporar, formando um molho esverdeado.

- Junte os pinhões, o parmesão e, mais uma vez utilize a tecla ‘pulsar’, apenas para misturar os ingredientes. Prove e se necessário, tempere com um pouco de sal. Reserve.

 

Massa

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra imediatamente e acrescente ao pesto. Misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho e sirva em seguida.

 

Tempo de preparo: 20 minutos

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square