Nova proposta de enoturismo na Serra Gaúcha

September 6, 2018

 

 

 

 

 

Quando se fala em enoturismo na Serra Gaúcha, é automático nos dirigirmos às já conhecidas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Pinto Bandeira e Flores da Cunha, que compõem o trade turístico nacional quando o tema é vinho. Contudo, é em Caxias do Sul, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, e que assim como as demais também tem paisagens lindíssimas, que está situada uma das mais belas vinícolas da região: a Quinta Don Bonifácio.

 

Localizada no distrito de Galópolis, interior do município, é a mais nova proposta em enoturismo da região. O projeto existe desde o ano de 2000, quando foram implantados os primeiros vinhedos, contudo o recebimento ao turista iniciou em janeiro deste ano, quando a maior parte das obras do prédio da vinícola foi concluída. A Revista Bon Vivant foi conhecer o novo empreendimento. Nossa reportagem foi recebida pelos proprietários, Marina Libardi e pelo seu irmão, Gonçalo Libardi. Eles nos apresentaram a empresa e nos contaram um pouco mais da história e da proposta.  

 

 

 

Ela lembra que a primeira vinificação ocorreu em 2007, em uma vinícola parceira. Em 2011 deram start à realização do sonho da família e iniciaram a construção da vinícola própria. “Ainda precisamos concluir uma sala de degustações e uma sala para eventos, mas já estamos recebendo visitantes em nosso varejo e apresentando o processo produtivo. Até o final do ano esperamos estar com tudo concluído”, destaca a anfitriã, lembrando que a vinificação é feita na própria vinícola desde 2014 e utiliza o processo de gravidade, sem o uso de bombas, visando extrair a melhor qualidade da uva.

 

Tecnologia, aliada ao modernismo

 

 

 

A Quinta Don Bonifácio é uma vinícola moderna e focada na elaboração de vinhos finos e espumantes que demonstrem o que há de melhor no terroir da região. Hoje, conta com cerca de 50 hectares de vinhedos próprios, em duas áreas: Galópolis e Santa Lúcia do Piaí, que são as partes mais altas de Caxias do Sul. A proprietária destaca que atualmente apenas 1/3 da produção de uvas da vinícola é utilizada para a elaboração de seus vinhos. O restante da uva é comercializado com outras vinícolas.

 

 

 

 

 

Marina destaca que no futuro, o plano da empresa absorver toda essa produção, pois a capacidade de estocagem é de 500 mil litros. A produção atual gira em torno de 200 mil litros por ano. Destes, 70% são destinados para a elaboração de espumantes. “Hoje, a nossa maior expressão de vendas é de espumantes, sendo o Brut Rosé o nosso carro chef”, cita Marina.

 

 

A vinícola Quinta Don Bonifácio trabalha com duas linhas de produtos. A Linha Quinta Don Bonifácio traz os espumantes elaborados pelo método Charmat, dos tipos Brut Branco e Rosé, Demi sec Rosé, Moscatel e um Ice, para ser servido com gelo. Além de vinhos tranquilos das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e um Corte Blanc (Chardonnay/Viognier). “Esses são vinhos mais jovens, indicados para o dia a dia, que podem acompanhar bem uma refeição, mas também são ótimos para um happy hour. Essa linha deixa transparecer bem a característica do nosso terroir, pois não tem a intervenção do carvalho”, explica Marina.

 

 

 

Já a linha Habitat, cujo nome também remete às características da terra, está um degrau acima. Entre os representantes estão os varietais Sirah, Pinot Noir e Tannat, além do Alta Gama, um assemblage de sete castas tintas, e um lançamento, um corte Merlot e Sangiovese. “Com exceção do Sirrah, os demais vinhos da linha Habitat passam por barrica de carvalho. São vinhos mais evoluídos”, destaca Marina, que acrescenta que na Linha Habitat também estão os espumantes elaborados pelo método Champenoise, um branco e um rosé.  

 

 

 

Serviço

Vinícola Quinta Don Bonifácio

Onde: Estrada São Francisco S/N, Galópolis, Caxias do Sul, RS (para chegar até a vinícola, basta inserir o endereço no aplicativo Waze, que a localização é bem precisa).

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e nos sábados, das 9h às 17h.

Contato : (54) 3054-0734.

 

Fotos: Mirian Spuldaro e Fotocine/Divulgação

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags