Pascal Marty conduz degustação de produtos inéditos da Peterlongo

November 19, 2018

 

 

 

A Peterlongo promovei no sábado, dia 17 de novembro, a segunda edição do Tasting Peterlongo. O enólogo francês Pascal Marty, winemaker da Peterlongo desde 2016, e Deise Tempass, enóloga responsável da vinícola (foto mais abaixo), conduziram uma degustação descontraída, harmonizada com a natureza do local e música ao vivo.

Três vinhos e três espumantes que ainda não estão no mercado foram degustados às cegas. Além de antecipar o que estará sendo lançado nos próximos meses, a Peterlongo também quis saber qual a preferência do consumidor. Para saber quais as impressões do público sem tirar o prazer da experiência, foi distribuída uma ficha simplificada, onde cada participante deu uma nota de 1 a 10 para cada produto. O grande campeão, favorito entre a maioria, foi o Elegance Nature, que mesmo com previsão de chegar ao mercado somente em 2020, alcançou uma média de 9,3 pontos. Champenoise com 36 meses de autólise – hoje com 16 meses -, o espumante é um Blancs de Blancs 100% Chardonnay, com fermentação de uma parte do vinho base em barricas de carvalho francês.

 

 

 

Na sequência, com uma média de 9,1 pontos, o Armando Tannat 2017, elaborado a partir de uvas cultivadas em vinhedos próprios em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste. O vinho está em barricas de carvalho francês e será engarrafado em abril de 2019. Ao final, enquanto recebiam o Certificado de Participação, todos compartilharam com os demais qual o produto preferido. “Foi um momento agradável e descontraído. As pessoas expressaram suas impressões, emoções e preferências”, destaca Deise.

“Reunir pessoas que têm em comum o gosto pelo vinho e que estão dispostas a compartilhar uma vivência que foge o tradicional e que valoriza o trabalho do enólogo é surpreendente, ainda mais num lugar como este, que transborda história. Conseguimos unir a degustação com a socialização da bebida, porém de um jeito leve e até divertido. O contato com as pessoas se torna muito mais prazeroso”, ressalta Marty.

 

 

 

Pascal Marty, que liderou projetos ícones mundiais como Almaviva e Opus One, imprime sua larga experiência no Brasil de forma exclusiva no projeto da Peterlongo desde 2016. Nesses dois anos, uma verdadeira revolução no reposicionamento da marca apresenta uma nova Peterlongo. Com o desafio de elaborar um vinho ícone brasileiro, Marty, junto com a Deise e uma equipe técnica formada por diversos profissionais, comenda um processo ambicioso que inicia no vinhedo, passando por todas as etapas de elaboração, até chegar à mesa do consumidor. O 3º Tasting Peterlongo será realizado no segundo semestre de 2019 em data a ser definida.

 

Os produtos degustados

Espumantes

Presence Brut Safra 2018 - Charmat elaborado com uvas Chardonnay e Riesling. Este lote, chega ao mercado em dezembro de 2018.

Privilege Extra Brut 2017 – Champenoise com 18 meses de autólise, elaborado a partir de um corte de Chardonnay e Pinot Noir. Chega ao mercado em janeiro de 2019.

Elegance Nature Blancs de Blancs – Champenoise com 36 meses de autólise – hoje com 16 meses. Blanc de Blancs 100% Chardonnay, com fermentação de uma parte do vinho base em barricas de carvalho francês. Estará no mercado em 2020, totalmente repaginado.

 

Vinhos

Armando Chardonnay 2018 – Elaborado a partir de uvas cultivadas em vinhedos próprios em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste. Passagem de 100% do vinho por barricas de carvalho francês por seis meses. Será engarrafado em dezembro.

Terras Syrah 2017 – Elaborado e engarrafado no Chile, chega ao mercado nesta semana.

Armando Tannat 2017 - Elaborado a partir de uvas cultivadas em vinhedos próprios em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste. Passagem de 100% do vinho por barricas de carvalho francês por 12 meses. Será engarrafado em abril de 2019. (Fotos/Emerson Ribeiro).

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square