Uma dica para a janta? Risoto de funghi ao vinho tinto

December 4, 2018

 

 Não importa a estação, um risoto vai sempre bem. E, mesmo que seja verão, a receita abaixo, que utiliza nos ingredientes o vinho tinto, é uma boa opção para um jantar. A receita é fácil de fazer, mas é importante hidratar corretamente o funghi, já que iremos trabalhar com a opção dos cogumelos secos. A harmonização pode ser feita com um vinho tinto, aí vice pode dar um “choque” na geladeira, ou um espumante. Confira a receita e bom apetite!

 

 

 

 

Risoto de funghi ao vinho tinto

Receita para 6 pessoas

 

Ingredientes

1 cebola média picada

400 gramas de arroz carnaroli

100 gramas de funghi secchi (2 pacotes)

100 ml de vinho tinto

4 colheres de sopa de manteiga

Queijo parmesão

Sal e pimenta a gosto

2 litros de caldo de legumes

Azeite de oliva

 

Modo de fazer:

 

Coloque o funghi seco para hidratar com o vinho tinto e a água fervendo por 30 minutos. Após, retire o vinho e pique o funghi. Reserve o funghi e o líquido da hidratação. Pique a cebola e reserve. Em uma panela não muito funda e antiaderente, coloque 1 colher de azeite de oliva e 2 colheres de sopa de manteiga, deixe derreter, coloque a cebola picada para dourar. Acrescente o arroz, doure o arroz rapidamente e inicie com o risoto com o líquido da hidratação do funghi. Mexa continuamente. Quando o arroz começar a secar, coloque os funghis picados e vá adicionando o caldo de legumes que deve estar quente, nunca adicionar o líquido frio. Após aproximadamente 20 minutos o risoto deve estar pronto. Vá provando, e mais próximo ao final cuidado para não adicionar muito líquido.  O arroz deve ficar “al dente” e o risoto cremoso e úmido. Quando estiver no ponto, adicionar o restante da manteiga para dar cremosidade, verificar o sal e a pimenta. Coloque parmesão na hora de servir. Sirva logo em seguida.

 

Acompanhamento:

 

Filé ao azeite de oliva. Em uma panela de ferro com fogo alto, coloque o azeite de oliva e após os filés. Frite até ficar no ponto que você prefira e sirva junto. Obs: iniciar com os filés antes de finalizar o risoto. Assim os dois ficam prontos juntos e são servidos logo em seguida para não passar do ponto.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square