Suco de uva: saudável e refrescante para o verão

December 20, 2018

 

 

 

 

A busca por uma alimentação mais saudável, com menos produtos industrializados e com menos adição de agrotóxicos é uma realidade. Neste contexto, o suco de uva integral tem se destacado e a fabricação da bebida no Brasil contabiliza um crescimento de mais de 100% nos últimos cinco anos. “Temos um produto com uma ligação muito forte com a saudabilidade, que é algo que vem sendo cada vez mais apreciada e buscada pelos consumidores. O suco de uva 100% vem conquistando espaço na mesa do brasileiro, como um diferencial competitivo interessante, a qualidade de vida e preferência de sabor”, destaca o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.

 

A produção de suco de uva no Brasil se concentra no Rio Grande do Sul, responsável por 90% do abastecimento nacional da bebida. Em 2017 foram produzidos em torno de 750 milhões de quilos de uvas (os dados da safra 2018 ainda não foram divulgados). Desse total, 55% é destinado à elaboração de suco. “Até 2015 estávamos numa crescente quase exponencial na comercialização da bebida, quando atingimos a marca de 100 milhões de litros vendidos. Em 2016 perdemos um pouco de espaço em decorrência da quebra de safra histórica e da baixa nos estoques, e em 2017 recuperamos boa parte desta perda, mostrando nosso potencial e força coletiva no mercado.

 

 

As perspectivas são ótimas para crescimento”, completa Ló. Em 2016, foram comercializados 94,1 milhões de litros de suco de uva, sendo que em 2015 esse número foi bem superior, chegando a 117,7 milhões. O Rio Grande Sul conta com aproximadamente 600 vinícolas registradas, a maioria em pequenas propriedades, com extensões que giram em torno de 2,6 hectares plantados. Destas, 16 integram o projeto 100% Suco de Uva Brasil, desenvolvido pelo Ibravin, com o intuito de promover, divulgar e integrar o setor no mercado interno.

 

 

A quantidade ideal

A nutricionista, Bruna M. Postingher, explica que a porção diária recomendada de suco de uva para adultos pode variar entre 400 ml e 500 ml (o que corresponde a cerca de dois copos). Para as crianças, a profissional destaca que um copo é suficiente. Conforme

Bruna, o suco de uva não causa aumento de peso, desde que o consumo faça parte da dieta, ou seja, a quantidade de carboidrato que o suco apresenta deve ser contabilizada. “O suco de uva é muito rico em antioxidantes, vitaminas e minerais. Por isso, auxilia na melhora do funcionamento do organismo como um todo, podendo desta forma auxiliar na perda de peso. Entretanto, a quantidade de calorias do suco de uva (cerca de 150kcal por copo de 200ml) deve ser contabilizada no total de calorias consumida no dia, para que o consumo de energia não seja excessivo”, observa.

A nutricionista explica que a melhor forma de inserir o suco de uva na dieta é consumindo-o juntamente ou logo após as refeições, especialmente almoço e jantar. “Esta recomendação é importante, pois normalmente estas refeições possuem quantidades maiores de gorduras e fibras, e desta forma o suco de uva será absorvido de forma mais lenta, evitando aquilo que chamamos de pico glicêmico.

Para os praticantes de esportes, o suco de uva pode ser consumido antes ou após os exercícios, pois além de fornecer energia, também possui substâncias que auxiliam no desempenho esportivo e na recuperação do organismo”.

 

Cinco opções existentes no mercado

 

 

 

 

Aliança – 1,5L

Cooperativa

Agroindustrial Nova

Aliança, de Flores da

Cunha (RS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Casa Orgânico – 1L

Cooperativa Vinícola

Garibaldi – Garibaldi (RS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quinta do Morgado – 1 L

Fante Indústria de Bebidas, de

Flores da Cunha (RS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uhuuva – 1L

Casa Venturini, de

Flores da Cunha (RS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gallon – 1L

Gallon Sucos, de

Bento Gonçalves (RS)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags