Bon Vivant lança guia Experiências na Vindima

January 22, 2019

 

 

 

 

 

O Enoturismo cresce ano a ano no Brasil. Graças à profissionalização das vinícolas, hoje o país entra na rota dos apaixonados por vinhos, gastronomia e viagem. O segmento é umas principais ferramentas para o fortalecimento do setor vitivinícola. Cerca de 30% das vinícolas já possuem atrativos turísticos e, destas, 90% são micro e pequenas empresas. Nestes empreendimentos, mais de 40% da receita provém da venda direta aos turistas”, destaca Marcio Ferrari, vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

 

 

Os principais roteiros de enoturismo estão na região Sul. A Serra Gaúcha é destaque, sendo o Vale dos Vinhedos o mais conhecido, considerado um dos melhores destinos nesse segmento do mundo. A região entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul abriga dezenas vinícolas que oferecem experiências únicas.  Segundo a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), em 10 anos houve um crescimento de 244% no recebimento de turistas: passando de 121 mil (2007) para 416 mil (2017) visitantes (os dados de 2018 ainda não foram disponibilizados). 

 

 

A região Uva e Vinho abrange, além das cidades acima, outros municípios que, aos poucos, também entram na rota dos apaixonados por vinhos. Flores da Cunha, Farroupilha, Pinto Bandeira, Nova Pádua, entre outras pequenas cidades, também tem atrações que valem a pena conhecer.

 

 

Conhecer o processo de colheita da uva, e até participar dela, visitar a vinícola, caminhar entre tanques e barricas, degustar os vinhos são sempre descobertas incríveis, e cada vinícola tem seu jeito especial de encantar o visitante.

A época da vindima é a mais encantadora, e também os meses nos quais as vinícolas organizam atividades especiais em meio aos vinhedos e em seus jardins. Almoços e jantares ao ar livre, piqueniques, festas, enfim, tudo para envolver o visitante e fazer com que ele volte para a região.

 

 

Diante de uma oferta tão grande de atrações, a Bon Vivant organiza este guia. O Enoturismo na Vindima tem o objetivo de apresentar ao enoturista tudo o que as vinícolas brasileiras estão programando até o final do mês de março. O guia está dividido por municípios.

Observação: neste guia estão inseridas todas as vinícolas e roteiros que enviaram sua programação para a revista. O convite foi enviado a todas as vinícolas brasileiras.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square