Chef Fredi Fontana dá três dicas de pratos para fazer nesse fíndi, que tal?

July 26, 2019

 

Estamos no inverno. Esse é o período perfeito para abrir um vinho. Por isso, separamos uma combinação de vinhos e pratos que serão grandes aliados para tornar seus almoços e jantares nessa época do ano. Assim, temos certeza de que você vai viver momentos agradáveis ao lado de seus amigos e família.  Para isso, a Bon Vivant convidou o chef Fredi Fontana para dar dicas de pratos para acompanhar uma garrafa de tinto, seja ele mais encorpado ou leve.

 

Fredi Fontana é chef internacional pelo ICEF, Engenheiro de Alimentos e Mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul. Além de chef, Fredi, atua como Professor de Gastronomia na Uniftec e em cursos de culinária em Flores da Cunha, e, como personal chef.

 

Fredi Fontana

Telefone: (54) 9 9161 9364

Instagram: @cheffredifontana

Facebook: Fredi Fontana

E-mail: cursodealimentos2@gmail.com

 

Risoto de Abóbora e Ragu de Cordeiro

 

Ingredientes

400 g de arroz Carnarole ou Arbóreo

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1,5 colheres (sopa) manteiga (finalizar)

½ dente de alho picado

½ cebola picada

1 xícara (chá) de vinho branco seco

2 litros de caldo de carne

Sal e pimenta preta a gosto

300 g de carne de cordeiro cortado em cubos bem pequenos

300 g de abóbora cortada em cubos pequenos

50 g de queijo parmesão

 

Modo de preparo:

Grelhe a carne de cordeiro em uma frigideira com uma parte do azeite, acerte sal e pimenta, tempere com alecrim fresco e reserve. Em uma panela coloque o azeite de oliva e acrescente o alho, a cebola picada e mexa bem com uma colher de pau até que a cebola fique transparente. Acrescente o arroz, refogando-o por até 2 minutos, adicionando o vinho na sequência. Aguarde até o vinho evaporar.

 

Acrescente o caldo (quantidade suficiente) e durante o cozimento (aproximadamente 10 a 15 minutos) acrescente uma concha do caldo e mexa; quando reduzir o liquido, junte outra concha de caldo. Ao mesmo tempo, acrescente sal, pimenta do reino e a moranga (6 a 7 minutos antes do arroz estar pronto), cozinhe até o arroz ficar “al dente”.

 

Acrescente o queijo no risoto e mexa até derrete-lo. Adicione o cordeiro e mexa cuidadosamente. Ajuste com pimenta e sal, se necessário. Desligue o fogo, junte a manteiga e mexa delicadamente, fazendo o mantecatto. Sirva a seguir.

Sugestão de harmonização: Cabernet Sauvignon

 

Filé à Parmegiana com queijo fundido, molho bechamel e cogumelos champignon

 

Ingredientes

800 g de filé (cortado em escalopes finos)

Sal e pimenta do reino a gosto

2 ovos

Farinha de rosca, o quanto baste

Óleo de soja para fritar

1litro de leite integral

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

150 g de queijo grana ralado

150 a 200 g de nata

Sal e pimenta do reino a gosto

200 g de champignons fatiados

200 g de queijo mozzarella ralado

 

Modo de Preparo

Bata os ovos juntamente com uma pitada de sal e reserve. Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino, passe no ovo e na farinha de rosca. Frite em óleo quente e reserve em papel absorvente.

Em uma frigideira derreta a manteiga e adicione a farinha, quando estiver dourado adicione o leite aos poucos e vá mexendo sem parar com auxílio de um fuet. Quando engrossar, acerte o sal e se já tiver perdido o gosto de farinha, está pronto. Junte parte do queijo grana (reserve parte para polvilhar), a nata e os champignons, desligue o fogo, corrija sal e pimenta e reserve. Se necessário acrescente mais leite para deixar um molho mais fluido.

Para a montagem utilize um refratário. Coloque uma parte do molho, distribua os escalopes e acrescente o queijo, champignons e mais molho, cubra com mais uma camada de escalopes, e repita as camadas de queijo, molho e champignons. Por último distribua o queijo grana reservado e leve ao forno para gratinar em fogo alto até dourar levemente o queijo.

 

Sugestão de harmonização: Cabernet Franc

 

 

Mini Escondidinho de alcatra e mandioca crocante

 

 

Ingredientes

500 g de alcatra em cubos

Alho frito

Sal e pimenta a gosto

Azeite de oliva a gosto

2 colheres de sopa de mostarda escura

200 g de requeijão

500 g de mandioca descascada e cozida (com água e sal)

Temperinhos verdes a gosto (salvia, salsa ou tomilho)

3 colheres de sopa de manteiga derretida

 

Modo de Preparo

Grelhe a alcatra no azeite em porções pequenas para que ela não forme muito líquido, adicione o alho e refogue bem. Por último, adicione a mostarda, ajuste o sal e desligue o fogo reservando a alcatra.

Retire o “fio” da mandioca e corte em pedaços grosseiros e irregulares, tempere com sal, pimenta, os temperos verdes picados e a manteiga derretida.

Unte um refratário com manteiga, disponha o requeijão, distribua o refogado da alcatra e por último espalhe com cuidado a mistura de mandioca, leve ao forno para gratinar.

Se desejar, coloque queijo mozzarella por cima para gratinar.

 

Sugestão de harmonização: Pinot Noir

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes