Um guia com mais de 30 sugestões de vinhos da Campanha Gaúcha

August 6, 2019

 

A Campanha Gaúcha é a segunda maior região produtora de vinhos do Brasil, atrás somente da Serra Gaúcha. Sua história não é tão recente. Acredita-se que as primeiras movimentações em torno do vinho nessa parte do Rio Grande tenha iniciado em 1888, quando foi construída por um empresário espanhol a primeira cantina ,Quinta do Seival, com paredes de barro e telhado de palha. A área da Campanha Gaúcha onde está sendo estruturada uma Indicação Geográfica (IG) para vinhos finos e espumantes contempla 12 municípios. Segundo dados de 2015, do Cadastro Vitícola (mantido por meio de parceria entre Ibravin e Embrapa Uva e Vinho, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura – Fundovitis), são mais de 1,5 mil hectares plantados com videiras. O município de Santana do Livramento concentra a maior parte da produção (976,40 ha), representando 64,54% da área total da região. Na sequência, Candiota absorve 13,61% (205,97 ha). Dom Pedrito possui 93,85 ha, Bagé cultiva 86,69 ha e Quaraí tem 62,10 ha de videiras. Nos demais municípios, a área é inferior a 50 ha.

 

Terroir

A Campanha Gaúcha apresenta inverno e verão rigorosos. Também possui solos privilegiados para a viticultura e poucas chuvas durante a maturação, podendo proporcionar o cultivo de uvas vigorosas e vinhos de qualidade.

Neste pedaço do Rio Grande a inovação é destaque pelo fato de ser um novo pólo vitivinícola e não apresentar uma cultura tradicional característica de produção de uvas e vinhos. O empreendedorismo por parte dos jovens produtores chama a atenção por estarem atentos à evolução dos negócios como chave para se destacar neste mercado competitivo.

 

 

Guia de vinhos e vinícolas

Nessa edição da Bon Vivant digiral apresentamos alguns dos melhores vinhos da Campanha Gaúcha. Para isso, enviamos convite a todas as vinícolas que fazem parte da associação Vinhos da Campanha para que enviassem rótulos que exprimissem o terroir. Poderiam ser brancos, tintos ou espumantes. Das 17 que fazem parte do grupo, 12 enviaram seus vinhos para a nossa degustação às cegas. Recebemos 33 amostras.  Clique no link abaixo confira um pouco mais sobre as vinícolas, enoturismo e o resultado da degustação.

https://simplebooklet.com/vinhosdacampanha#page=0

O crédito da foto de capa é de Júlio Soares.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square