Uva Tempranillo: dois vinhos brasileiros para você degustar nesse fíndi, que tal?
September 6, 2019

Originária da Espanha, a Tempranillo adapta-se bem a diferentes climas e solos. Por isso, tem sido cultivada em diversos países, como na Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul. No Brasil, de acordo com a última atualização do Cadastro Vitícola, a variedade ocupava uma área de 31,4 hectares em 2015, o que corresponde a uma produção total de 177 toneladas. Dois municípios, um da Campanha Gaúcha e outro da Serra do Sudeste, lideram a produção de Tempranillo no Rio Grande do Sul: Candiota, com 111 toneladas por ano, numa área de 20,5 hectares; seguido de Encruzilhada do Sul, na Serrado Sudeste Gaúcho, que atingiu uma produção média de 19 toneladas em 2012, numa área de 2,29 hectares. Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, aparece com uma produção de 12 toneladas, distribuída em 2,23 ha.
Essa casta resulta em vinhos tintos com acidez equilibrada, teor alcoólico médio/alto (entre 13 e 14%), textura macia e com taninos elegantes. No aroma, pode revelar toques de frutas vermelhas, flores, além de especiarias, nuances herbáceas e também terrosas. Sua versatilidade permite que seja vinificada sozinha ou em cortes, resultando em bebidas mais complexas.
Abaixo, confira duas dicas de Tempranillo brasileiros que você deve experimentar! Nós degustamos e aprovamos. Eles constam no guia de castas menos conhecidas pelos consumidores, veja mais no link https://simplebooklet.com/castasdiferentes#page=0

90 pontos
Da’Divas Tempranillo, Lídio Carraro
Safra 2018
Variedade: Tempranillo
Vinho elaborado pela vinícola Lidio Carraro com uvas provenientes de Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste – RS
Preço médio: R$ 79,90

88 pontos
Seival by Miolo, Tempranillo, Miolo Wine Group
Variedade: Tempranillo
Safra 2017
Esse vinho foi elaborado pela Vinícola Seival, localizada em Candiota, na Campanha Gaúcha. A Seival é uma das vinícolas do grupo Miolo.
Preço médio: R$ 25
Crédito da foto da uva: www.lodiwine.com