Quinta do Portal: que tal uma escapada até o Douro para um relax em meio aos vinhedos?

October 22, 2019

 

 

 Viajar para Portugal é sempre uma boa oportunidade para os sentidos. Não existe lugar no mundo, fora do Brasil, em que o turista brasileiro se sinta mais em casa, seja pela afinidade cultural, seja pela identidade da língua, seja pela sempre calorosa acolhida dos portugueses. A rica gastronomia do país, aliada aos vinhos cada vez melhores, é outra grande atração.

Uma vertente do enoturismo que está ganhando cada vez mais força é o agroturismo, especialmente aquele em que o visitante permanece na propriedade por mais de um dia, tendo a possibilidade de se hospedar em meio aos vinhedos, fazer as refeições, participar de atividades guiadas, enfim, viver a vinha e o vinho de forma plena.

 

 Exemplos de vinícolas que atendem ao turista oferecendo essas opções diferenciadas podem ser vistas por todo Portugal, especialmente na Região do Douro. Recentemente, a Bon Vivant foi convidada a conhecer um desses empreendimentos, a Casa das Pipas, que faz parte do complexo da Quinta do Portal, vinícola familiar localizada no Alto Douro e especializada na elaboração de vinhos DOC Douro, Vinhos do Porto de categorias especiais e licorosos.

Ficamos por lá por quase dois dias e tivemos a oportunidade de vivenciar momentos de tranquilidade ao lado de uma boa taça de vinho, caminhando entre os vinhedos na época da vindima. Uma sensação indescritível e uma programa para toda a família!

 

 

 

 

 A Casa das Pipas possui 14 quartos, todos decorados com tons delicados e com adereços que fazem alusão a Bebida de Baco. Da sala de estar panorâmica, localizada no primeiro andar, é possível avistar o horizonte recortado pelas montanhas feitas de vinhas. No lado externo, duas lindas piscinas, uma para adultos e outra para crianças, é mais uma opção de relax em meio aos vinhedos.

 

 

Bem próximo da Casa das Pipas está o restaurante Quinta do Portal, que serve pratos da cozinha tradicional portuguesa. O cardápio é modificado diariamente, sempre apostando na utilização de produtos frescos. Os pratos são harmonizados com os melhores vinhos da quinta.

 

 

 

 

 A propriedade também dispõe de outra unidade, com apenas quatro quartos, a Casa do Lagar, um antigo lagar de azeite que servia toda a vila. Este espaço de turismo rural é especialmente direcionado para famílias, com cada quarto a ter capacidade para quatro pessoas.

 

 

Outra atração da Quinta do Portal é o armazém de envelhecimento de vinho (foto acima). Desenhado pelo premiado arquiteto português Siza Vieira, o espaço leva muitos turistas ao Douro, mesmo os que estão alojados em outras unidades turísticas. O armazém, feito com rochas típicas da região, com predominância do xisto, permite aos vinhos da Quinta do Portal estagiarem com as condições climáticas adequadas. Nesse espaço é possível conhecer toda a linha de vinhos da Quinta do Portal e participar de degustações orientadas.

 

 

Aproveite para dar uma escapadela ao Douro!

Casa das Pipas - Quinta do Portal

Época Alta - 15 Maio a 15 Outubro

Época Baixa - 16 Outubro a 14 Maio

As diárias partem de 100 euros

E-mails para informações: reservas@quintadoportal.pt

 

Fotos: Andréia Debon / Virgílio Ferreira (foto noturna) e Quinta do Portal/Divulgação

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square